Quer ser um novo Empreendedor?

Crie o seu próprio emprego. Saiba tudo subscrevendo a nossa Newsletter de Empreendedorismo.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Trabalho remoto: dicas para ter sucesso

É freelancer ou trabalha remotamente? Não perca este artigo.

O trabalho remoto tem muitas vantagens mas será que está preparado? Não perca as nossas dicas para ser organizado, produtivo e bem sucedido.

São muitos os profissionais que fizeram do trabalho remoto uma realidade, seja apenas alguns dias por semana ou a tempo inteiro. Um relatório da internacional Regus concluiu que cerca de 50% dos profissionais, a nível mundial, durante metade da semana, trabalham remotamente. Aplica-se tanto a profissionais com contrato sem termo, como no caso de profissionais freelancer.

Hoje em dia é possível que a grande maioria dos profissionais trabalhe a partir de qualquer parte do mundo precisando, apenas, de uma ligação à internet. Bom, apenas, não. É preciso mais do que isso para o trabalho remoto funcionar sem complicações e com resultados positivos tanto para as empresas como para os colaboradores. 

Para começar, é preciso ter consciência que o trabalho remoto não é para todos. Não é para todas as pessoas, não é para todas as funções e também não é para todas as empresas.  Porém, trabalhar no sossego de sua casa ou mesmo no seu café preferido, ao seu ritmo, evitando horas no trânsito, despesas com alimentação e um ou outro colega chato, pode parecer muito aliciante e, de facto, é. 

O tempo rende mais, a concentração é maior, tem mais qualidade de vida mas o seu empenho, responsabilidade, disciplina e organização também têm que ser excecionais. Temos várias dicas que o podem ajudar a ter sucesso no trabalho remoto. Tome nota!


6 Dicas para ter sucesso no trabalho remoto


1. Dê o seu melhor

Esta dica, na verdade, vale para tudo na vida. No entanto, quanto se fala de trabalho remoto, ainda é mais importante. Nos dias que correm, com a falta de trabalho e a elevada competitividade no mercado de trabalho, o ditado “quem não é visto, não é lembrado” assenta que nem uma luva nesta situação. Tem que se fazer notar pela qualidade, pela responsabilidade e rigor com que encara cada trabalho.


2. Apoie-se na tecnologia

No seguimento do primeiro ponto: esteja sempre contactável. Para isso, a tecnologia é a sua melhor aliada para reduzir a distância. Defina um canal de comunicação e tire o máximo partido dele. Tanto pode ser o Facebook Messenger, como o Whatsapp, os Hangouts do Gmail, o Viber, o Skype ou o Facetime. Isto permite que esteja sempre em comunicação para tirar dúvidas, partilhar ideias, dar conta de qualquer problema ou oferecer soluções.


Tome nota:
É empreendedor e procura um escritório equipado com as melhores condições para qualquer profissional? Informe-se aqui sobre as melhores soluções do mercado.

3. Partilhe conhecimento

Não é porque trabalha remotamente que vai viver alheado da restante equipa. Todos querem um objetivo comum: o sucesso da empresa ou do projeto. Por isso, partilhe ideias, documentos que possam otimizar o trabalho dos colegas, divulgue artigos interessantes, alerte para situações que possam não estar a correr bem, participe nas discussões e brainstorming sempre que for possível e relevante.


4. Organização

As rotinas são fundamentais, por isso, defina um horário de trabalho e cumpra. Defina objetivos semanais e tire uns minutos, no final do dia, para organizar o seguinte. Seja realista: não planeie mais do que consegue fazer! Vai ficar assoberbado, prejudicando a sua produtividade e acabando por ficar desmotivado. Defina um cronograma e comece sempre pelas tarefas mais urgentes. Comece o dia uma hora mais cedo para ter tempo de se preparar com calma e despachar pequenas tarefas, vai ver que faz toda a diferença!


5. Tenha tempo para si

No caso dos trabalhadores freelancer é muito importante encontrar um equilíbrio. Como acaba por ter que se dedicar a vários projetos ao mesmo tempo, acaba por trabalhar mais horas e fica difícil ter para si, para os amigos e para a família. Isto não é bom para o seu trabalho mas, principalmente, não é bom para si. Arranje tempo para relaxar, namorar, cozinhar e alimentar-se bem, ir ao cinema, dançar, ler, ver as suas séries preferidas e fazer exercício.


6. Local de trabalho

É fundamental trabalhar num espaço confortável, com boa luz, que estimule a sua criatividade e produtividade. Por vezes, em casa, é difícil abstrair-se das tarefas domésticas que estão a chamar por si ou de resistir a uma sesta no sofá a seguir ao almoço. Se é uma pessoa que precisa de silêncio absoluto para trabalhar, os espaços públicos também podem não ser a melhor opção.

A Regus tem ao seu dispor escritórios equipados com soluções para qualquer profissional, em mais de 300 países, para que não tenha mais preocupações e que pode ajustar às suas necessidades. Precisa de um escritório com apoio administrativo? Procura um espaço de coworking? Basta-lhe alugar um escritório três vezes por semana? Precisa de um espaço para reuniões? Pretende um serviço de escritório virtual?

Com a Regus qualquer uma das opções é possível, com a flexibilidade de utilizar os espaços e serviços apenas quando precisa e de pagar apenas o que utiliza. Obtenha mais informações.


Veja também:

Também lhe pode interessar: