Publicidade:

14 traços de personalidade das pessoas de sucesso

Talhado para grandes feitos? Descubra se tem estes traços de personalidade das pessoas de sucesso! Se não tiver, não desanime, pois pode desenvolvê-los.

14 traços de personalidade das pessoas de sucesso
Características das pessoas de sucesso que vai desejar ter

Não existe um segredo para o sucesso, nem um caminho definido que garanta que o sucesso prevaleça sobre o fracasso. No entanto, existem traços-chave que as pessoas bem-sucedidas têm em comum, os quais contribuem para a sua capacidade de ser bem sucedido.

Quando pensa em pessoas de sucesso, quais são os primeiros nomes que lhe vêm à cabeça? Provavelmente Steve Jobs, Mark Zuckerberg ou Bill Gates. Estes são apenas alguns dos exemplos que completam a sua lista. É normal. São pessoas com tremendo sucesso à escala mundial e um exemplo para todos os profissionais que ambicionam ter sucesso profissional.

Mas afinal o que caracteriza estes sucessos? Não, não falamos apenas dos feitos que alcançaram ou da fortuna que detêm. Em comum têm alguns traços de personalidade, que se alastram a todas as pessoas de sucesso.

Vamos conhecer 14 traços de personalidade das pessoas de sucesso!

14 traços de personalidade das pessoas de sucesso que vai desejar ter


Apresentamos-lhe as caraterísticas de personalidade que contribuem para se ser bem sucedido.

1. Não-aversão ao risco

Está disposto a apostar todos os seus cavalos no seu grande objetivo? Se não está, então provavelmente não vai conseguir atingi-lo. O sucesso aparece quando a pessoa está disposta a dar o salto e estar “all-in”, ou seja, quando as suas energias estão concentradas de uma forma positiva no seu objetivo, sem deixar que o receio de perder se torne um obstáculo. Um dos traços de personalidade das pessoas de sucesso é, pois, ser um “risk-taker“.

2. Capacidade de trabalho

As qualidades inatas como a inteligência e o talento desempenham um papel decisivo na obtenção de sucesso, mas os estudos mostram que a força de vontade, o trabalho duro e a determinação são tão ou mais importantes. Dedicar tempo de qualidade e grande concentração aos seus objetivos é, em última análise, o que o tornará um expert. Então, se estiver disposto a colocar o esforço necessário na tarefa a concretizar e se for capaz de manter o foco, poderá vir a ter sucesso. Tudo depende de si!

trabalho arduo

3. Tolerância à frustração

O sucesso nunca é garantido, e enfrentar retrocessos ao longo do caminho é, basicamente, um dado adquirido. O que diferencia aqueles que, em última instância, falham daqueles que conseguem é a habilidade de admitir humildemente onde errou, aprender com os erros e continuar. Faça os ajustes adequados em vez de se debruçar sobre o que correu mal e avance em frente.

4. Criatividade

Liberte-se da zona de conforto. O planeamento é importante, mas também é fundamental perceber que alguns projetos não se desenvolvem sem problemas, muitos inesperados, e a capacidade de resistir e persistir é fundamental. Inventar novas soluções para antigos problemas é algo que só os criativos conseguem. A boa notícia é que quanto mais sair da zona de conforto, mais aguçada fica a sua criatividade. Sabe porquê? Porque a necessidade aguça o engenho!

5. Liderança

Saber como e a quem delegar, ou seja, ser líder e não apenas um “chefe”. Saber o que devemos delegar a outros e o que devemos fazer nós próprios é fundamental. Isto permite que as pessoas que alcançam sucesso se concentrem apenas nas tarefas mais importantes que só podem ser realizadas por elas. Tentar dominar o processo todo pode levar à exaustão. Lembre-se: um dos traços de personalidade das pessoas de sucesso também é a capacidade de promover o sucesso dos outros. Um verdadeiro líder proporciona oportunidades de crescimento a todos com quem trabalha.

lideranca

6. Generosidade

Uma das coisas mais gratificantes para quem alcança algum grau de sucesso é a oportunidade de encorajar e motivar os outros. As pessoas bem sucedidas percebem que têm o poder de ajudar os outros a aumentar a sua confiança em si mesmos. Ao fazê-lo, criam laços de lealdade ao longo da vida que suscita o efeito de retorno.

7. Persistência

Quando se fala nos traços de personalidade das pessoas de sucesso tem obrigatoriamente de se falar da persistência que os move. Pessoas de sucesso não desistem perante adversidades ou obstáculos. Pelo contrário, usam esses “entraves” como fatores de motivação para continuar e melhorar.

8. Otimismo

Não é por acaso que apontamos o otimismo logo depois da persistência. Na verdade, estas duas características estão interligadas. Perante obstáculos ou dificuldades – seja a nível profissional ou pessoal – as pessoas sucesso não “choram sobre o leite derramado”. São pessoas que preferem procurar soluções para os problemas e analisar possíveis oportunidades futuras. Daí o seu sucesso.

trabalho de equipa

9. Proatividade

Um dos traços de personalidade que distingue as pessoas de sucesso é a proatividade. Os nomes que apontamos antes não se tornaram verdadeiros exemplos de sucesso sem o procurarem. Todos decidiram tentar algo novo, explorar e desenvolver as suas ideias ou projetos. No fundo, não tiveram medo de arriscar e tomaram a iniciativa.

10. Autoconfiança

Esta é óbvia. Claramente as pessoas de sucesso demarcam-se pela sua autoconfiança. Se assim não fosse, não teriam capacidade para arriscar e apostar nos seus projetos.

11. Flexibilidade

Por muito que estejam focados em concretizar os seus projetos ou em alcançar o sucesso, a sua sobrevivência depende da sua flexibilidade para se adaptarem – seja para adaptar/ alterar a sua ideia inicial ou para reajustar o caminho a seguir.

sucesso profissional

12. Visão

Pense novamente nos exemplos anteriores e vai perceber que a visão é, claramente, um dos aos traços de personalidade dessas pessoas. Todos são bons exemplos de visionários, de pessoas que conseguiram ver uma oportunidade de negócio onde mais ninguém a viu e a souberam explorar.

13. Capacidade de comunicação

À capacidade de ver mais além, junta-se uma grande capacidade comunicação. As pessoas de sucesso perspetivam algo e são capazes de comunicar eficazmente a sua ideia/ projeto a terceiros – sejam eles investidores, colaboradores ou clientes.

14. Competitividade

Por natureza, as pessoas de sucesso são competitivas. São pessoas que se querem superar continuamente e estar sempre à frente dos seus “adversários”.

O sucesso não é para todos, é verdade. Mas não está escrito em lado nenhum que não pode ser para si. Se reconhece ter alguns dos traços de personalidade acima descritos (e são apenas alguns exemplos), já está no bom caminho. Agora só precisa de trilhar o seu caminho para o sucesso profissional.

Veja também: