Quanto tempo demora uma transferência entre bancos diferentes

Quer saber quanto tempo demora uma transferência entre bancos diferentes? Conheça os prazos de execução de transferências e as exceções a esses prazos.

Quanto tempo demora uma transferência entre bancos diferentes
Veja a resposta a esta questão tão habitual

Como é de conhecimento geral, uma transferência entre bancos diferentes (transferências interbancárias) é mais demorada do que uma transferência entre contas do mesmo banco (transferências intrabancárias).

No entanto, para ficar a saber quanto tempo demora uma transferência entre bancos, precisa de saber como são contabilizados os prazos para a execução de transferências bancárias.

Assim, os prazos das transferências são contabilizados em dias úteis, ou seja, os dias em que os prestadores de serviços de pagamento se encontram abertos para execução de operações de pagamento (dias úteis bancários).

Os prazos são calculados a partir do momento em que a ordem é recebida pelo prestador de serviços de pagamento, isto é, pela instituição do ordenante da ordem de transferência.

Não são considerados dias úteis os sábados e domingos, os feriados nacionais e os feriados bancários. As ordens de transferências nestes dias, ou após o tempo limite determinado pela instituição para considerar as ordens como recebidas em dia útil (geralmente até às 15 horas), consideram-se recebidas no dia útil seguinte.

Quanto tempo demora uma transferência entre bancos diferentes?

transferencias

Os prazos de execução de ordem de uma transferência entre bancos diferentes são explicados a seguir.

Até ao final do dia útil seguinte à receção da ordem de transferência, os fundos devem ser creditados (pelo banco do ordenante) na conta do prestador de serviços (banco do beneficiário) de pagamento do beneficiário. Aqui, há duas exceções: a segunda-feira de Páscoa e o dia 26 de dezembro.

A conta de pagamento do beneficiário deve ser creditada imediatamente e os fundos disponibilizados nesse mesmo dia, ou seja, o montante deve ficar de imediato disponível (aplicável quer a transferências interbancárias nacionais, quer a transferências transfronteiriças intracomunitárias).

Quer isto dizer que: uma transferência entre bancos diferentes até à hora limite definida pela instituição (15 horas) pode demorar até 24 horas, uma transferência entre bancos diferentes depois da hora limite definida pela instituição (15 horas) pode demorar até 48 horas.

Nas transferências entre bancos diferentes ordenadas em suporte papel, admite-se o prolongamento do prazo por mais um dia útil.

Veja também: