Como transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo

Mudar de iOS para Android não tem de ser um pesadelo. Conheça três formas fáceis e simples para transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo.

Como transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo
Saiba como transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo

Mudar de smartphone é sempre complicado por causa da transferência de conteúdo. A tarefa complica-se ainda mais quando se muda de iOS para Android.

Dados como contactos e conteúdo de mensagens são cruciais porque podem ter informação muito útil que pode não conseguir voltar a recuperar. Então, como transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo?

A maioria dos utilizadores não guarda o conteúdo do WhatsApp na memória interna do telemóvel, o que dificulta ainda mais as coisas. Contudo, existem vários métodos para transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo, mas nem todos são eficazes ou práticos.

3 métodos para transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo


1. iOS WhatsApp Transfer

Esta aplicação é muito útil para gerir dados de iPhone e iPad. Ente outras coisas, permite fazer backups de dados do WhatsApp a partir do iPhone e restaurar, de forma simples, todas as conversações para o novo dispositivo Android em alguns passos.

Primeiro, deve ir ao site e descarregar a aplicação (está disponível para Windows e Mac) para o computador. Depois de instalar o programa, abra-o e escolha a opção “WhatsApp Transfer, Backup & Restore”.

De seguida, escolha o modo “Transfer WhatsApp messages” (isto vai permitir copiar as mensagens do WhatsApp do iOS para Android).

Depois, ligue ambos os telemóveis ao computador via USB. Assim que os dois dispositivos estiverem ligados ao computador, vá ao programa e clique no botão “Transfer”. Note que o histórico de conversação já existente no dispositivo de destino vai ser substituído por tudo o que está prestes a transferir. Se concordar com esta condição, confirme, clicando no botão “Yes”.

O iOS WhatsApp Transfer vai passar os dados do iPhone e convertê-los. Vai também instalar a última versão do WhatsApp no seu smartphone Android. Este processo levará algum tempo.

Quando a transferência estiver concluída, abra o WhatsApp no seu telemóvel Android. Depois, entre na sua conta e escolha a opção de restaurar os ficheiros de backup para o dispositivo. A partir daí poderá ler os históricos de conversação que transferiu.

whatsapp

2. Email Chat

Outra forma para transferir o WhatsApp após mudar de sistema operativo é usar a opção de Email Chat no iPhone.

No seu iPhone, abra o WhatsApp e depois vá a “Definições” e depois a “Conversas”. Selecione as conversas de chat que pretende transferir para o Android e deslize com o dedo para a esquerda. Depois, clique no botão “mais” e selecione a opção “exportar chat”.

De seguida, vai-lhe ser perguntado se quer anexar media ou não. Depois, escolha o endereço de e-mail para onde quer exportar o conteúdo e envie. Agora poderá ver o histórico do WhatsApp no seu e-mail, a partir do seu novo telemóvel Android.

Por favor, note que isto não possibilita sincronizar as conversas na aplicação do WhatsApp. Apenas permite fazer a leitura do conteúdo a partir do dispositivo Android.

3. Usar Backup

Pode fazer backup do iPhone para o computador e depois restaurar o backup num smartphone Android.

Ligue o iPhone ao computador via USB e abra uma linha de comando, escolhendo “cmd” na barra Iniciar. Depois, use a seguinte linha de comando: “dir”/”dir\a” para encontrar uma pasta chamada “WhatsApp”.

Copie essa pasta para o computador. De seguida, ligue o seu Android ao computador, via USB, e copie o backup do WhatsApp para o dispositivo Android.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.