Como transformar a garagem numa sala

Transformar a garagem pode, muitas vezes, tornar-se uma necessidade, mas nem sempre sabemos como fazê-lo: veja aqui as nossas ideias.

Como transformar a garagem numa sala
Ideias para aumentar o espaço em casa

Transformar a garagem numa outra divisão da casa pode ser uma necessidade a determinada altura da nossa vida. Ou porque nasceu mais um filho, ou porque os pais passam a viver connosco, ou porque alguém precisa de um espaço para uma nova profissão: as razões podem ser muitas e por isso há que ter ideias funcionais que ajudem a tornar a garagem num espaço com outros objetivos.


Garagem: a nova sala lá de casa


Pavimento e paredes

ideias garagem

Para renovar a garagem, o melhor é sempre começar por transformar o pavimento e as paredes. A forma mais fácil e barata é utilizar materiais de fácil aplicação. As ofertas do mercado são imensas: desde tijoleira a vinil, madeira ou alcatifas, escolha o que mais se adequar no seu caso. Para as paredes, pode optar por pintá-las ou por usar lambrim em madeira ou PVC. Os materiais disponíveis nas lojas são muito interessantes e fáceis de aplicar.



Decoração minimalista

Uma vez que as garagens têm normalmente uma forma retangular ou quadrangular, a disposição do espaço adequa-se na perfeição a salas modernas com linhas direitas e decoração minimalista. Escolha móveis de linhas retas e que contrastem com as paredes ao nível das cores para criar um ambiente mais sedutor.



Divisão polivalente

ideias sala na garagem

Talvez o que esteja mesmo a precisar em casa seja de uma divisão polivalente, isto é, que tenha diferentes funcionalidades dependendo da altura do ano ou situação em que se encontre. A garagem pode transformar-se, com a ajuda de mobiliário ajustado, num quarto / sala de estar / sala de música / quarto para brinquedos / escritório. Para conseguir este efeito multiusos crie diversos pequenos espaços na divisão que dê a cada um deles um objetivo diferente. Nestes casos, os sofá-cama são ideais e as prateleiras uma mais-valia.



Sala com jardim

Se tem algum espaço em frente à sua garagem, prolongue a decoração até ao exterior para conseguir uma divisão mais abrangente e elegante. Pode ter uma sala que se abra para um jardim bem cuidado e organizado. Assim, a sala ganha não só umas vistas mais interessantes, como uma dimensão maior.



Iluminação

A iluminação é muito importante, pois as garagens costumam ter características específicas nesse aspeto. Se há luz natural, mesmo que a partir de pequenos postigos no topo das paredes, tire partido dela, realçando-as e facilitando a entrada de luz, evitando objetos ou mobiliário que a bloqueiem. Se não existe luz natural, opte por uma iluminação que possa cumprir vários objetivos: muita luz para quando necessário, pouca luz para quando a ideia é relaxar. Para isso, use focos e vários candeeiros de pé ou de mesa que possam ser usados separadamente.

Estas ideias ajudarão a transformar a garagem numa divisão completamente diferente e que seja uma mais-valia para a sua casa, ou que dê resposta a algumas necessidades de espaço.

Veja também: