AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

8 dicas para transformar um estágio num emprego

Sabe o que fazer para transformar um estágio num emprego? Pode ser mais fácil do que pensa.

8 dicas para transformar um estágio num emprego
Agarre a oportunidade

A verdade é que, ao longo de um estágio, os estagiários têm a possibilidade de se destacarem e de mostrarem que reúnem determinadas caraterísticas que lhes poderão valer a oferta de um emprego.


8 dicas para conseguir transformar um estágio num emprego


1. Faça perguntas

As empresas gostam de ver que os seus estagiários estão empenhados e ansiosos por aprender. Faça sempre perguntas acerca das áreas do negócio que não entende pois, quanto mais aprender sobre a organização, mais fácil será que o avaliem como uma mais valia em termos mais permanentes.



2. Estabeleça objetivos

Defina as suas metas e objetivos, bem como as habilidades que gostaria de adquirir ao longo do estágio. Por exemplo, comprometa-se a conseguir determinado número de capacidades durante a sua primeira semana de estágio. Não se esqueça de comunicar as suas metas à empresa, para que os empregadores possam estabelecer também, desde cedo, as suas expetativas acerca de si.



3. Demonstre iniciativa

É extremamente importante que demonstre sempre iniciativa e seja proativo ao longo de todo o estágio. Dedique o seu tempo a conhecer mais acerca do software da empresa, bem como dos seus sistemas e áreas de trabalho. Organize-se da melhor forma e antecipe as suas tarefas, pedindo mais trabalho quando considerar que está a chegar ao final de uma determinada tarefa.



4. Seja profissional

Mantenha sempre uma postura profissional e vista-se também de acordo com o código da empresa. Analise os horários de funcionamento da empresa, procure chegar mais cedo, mas não saia mais cedo que os restantes colaboradores da empresa.



5. Faça por conhecer toda a gente

Esforce-se por conhecer e cumprimentar todos os colaboradores da organização, desde o porteiro ao CEO. Uma boa primeira impressão pode ajudá-lo a transformar um estágio num emprego. Evite desrespeitar os seus colegas, e/ou envolver-se em fofocas ou em assuntos onde não é chamado.



6. Pesquise acerca da empresa

Descubra tudo o que puder acerca da organização antes de começar a trabalhar. Este passo irá dar-lhe uma vantagem na compreensão do negócio, bem como acerca de projetos específicos quando estes surgem. Procure ainda informar-se se a empresa costuma, habitualmente, manter os estagiários após o término do estágio.



7. Seja positivo

Demonstre sempre entusiasmo, mesmo que o trabalho que tenha em mãos, no momento, seja aborrecido. Peça para ser incluído em reuniões e procure mostrar-se sempre prestável e pronto a ajudar.



8. Aprenda com os outros

Encontre colegas que estejam dispostos a partilhar os seus conhecimentos profissionais. Aprenda com eles tudo o que puder e ponha os novos conhecimentos adquiridos em prática de forma a trazer vantagens à organização.

Veja também: