Transporte de crianças em automóvel: o que saber

O transporte de crianças em automóvel encontra-se regulamentado pelo artigo 55º do Código da Estrada. Inclui vários cuidados a ter para cumprir a lei e se manter seguro

Transporte de crianças em automóvel: o que saber
Saiba como o fazer.

Quando viaja com os filhos deve ter sempre o máximo de cuidado, e muita atenção ao pormenor. O transporte de crianças em automóvel tem muito que se lhe diga, e neste artigo pretendemos ajudá-lo a saber o que fazer para poder viajar em segurança com os seus filhos, sem ter de se preocupar.

O transporte de crianças em automóvel é regulado pelo artigo 55º do Código da Estrada. A infração das regras referidas neste artigo leva a uma coima que vai dos €120 aos €600.


Sistemas de Retenção para Crianças

Sempre que transportar uma criança com menos de 12 anos ou 135 cm de altura no seu automóvel, deve utilizar um Sistema de retenção para Crianças (SRC). De acordo com o artigo do Código da Estrada referido acima, estas devem ser adaptadas ao tamanho e peso das crianças, tendo em conta a sua devida classificação. Apenas não devem seguir no banco da retaguarda nos seguintes casos:
  • “Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar ativada a almofada de ar frontal no lugar do passageiro;
  • Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.”

Estes SRC vão desde o «ovo», que deve ser utilizado por recém-nascidos e bebés pequenos, até ao banco elevatório, que deve ser usado para crianças com pelo menos 7 ou 8 anos, desde que o automóvel tenha encosto de cabeça e o cinto de segurança não fique no pescoço.

Automóveis com sistema Isofix são, por norma, mais seguros. Este sistema facilita a instalação e ajuda-o a evitar erros que podem vir a ter consequências catastróficas.
 

Transporte de bebés

Pode transportar crianças com menos de 3 anos no banco de trás do seu automóvel, de acordo com a informação referida acima. Caso necessite de a transportar no banco da frente deve virar a cadeirinha (do Grupo 0) para trás, desligando também o airbag.

O transporte de crianças em automóvel sem cintos de segurança, quando estas têm menos de 3 anos, é expressamente proibido.
 

Quando pode a criança andar no banco da frente?

Crianças com mais de 12 anos, ou mais de 135 cm de altura, podem andar no banco da frente. Em automóveis sem bancos traseiros, ou com bancos traseiros sem cintos segurança, pode transportar no banco da frente crianças com mais de 3 anos, com SRC homologado, de acordo com a informação acima.

Independentemente da idade ou altura da criança, é sempre aconselhado transportá-la no banco da retaguarda.

Para consulta rápida sobre o transporte de crianças em automóvel, dispõe desta imagem publicada no Facebook da PSP.

Transporte de Crianças PSP


Veja também: