Tratamento da arteriosclerose: dicas caseiras

As artérias são instrumentos fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pelo que o tratamento da arteriosclerose deve ser aplicado quanto antes!

Tratamento da arteriosclerose: dicas caseiras
Cuide das suas artérias

A arteriosclerose é uma doença que ataca maioritariamente as pessoas com mais de 45 anos e é mais comum no sexo masculino e nas mulheres após a menopausa.

Caracterizada pelo endurecimento das artérias e consequente défice de transporte de sangue e oxigénio, a arteriosclerose, além do problema em si, pode favorecer o aparecimento de acidentes vasculares cerebrais, aneurismas, enfartes, entre outros. Apresentamos-lhe dicas de tratamento da arteriosclerose.

 

Qual o tratamento da arteriosclerose?

Acima de tudo, esta doença exige uma alteração do estilo de vida. Exercício físico, uma alimentação bem balanceada e regrada e um estilo de vida saudável são absolutamente essenciais para o combate à arteriosclerose.

Existem casos em que apenas essas alterações do nosso dia a dia não são suficientes e é necessário atacar mesmo a doença com o recurso à toma de medicamentos orais.


Medicação

Também relativamente aos medicamentos, existem diferentes prescrições para diferentes situações. Nunca é demais referir que apenas deve tomar aquilo que o seu médico lhe prescrever. Não se automedique!

De acordo com o seu estado de saúde, podem ser-lhe receitados medicamentos para o colesterol, para reduzir a pressão arterial, para evitar coágulos no sangue, ou até mesmo para diminuir a pressão sanguínea. Como a arteriosclerose pode provocar outros problemas de saúde, como já referido, são inúmeras as possibilidades de medicação nestes pacientes.


Cirurgia

Existem ainda situações em que, infelizmente, o recurso à toma de medicação não é suficiente. Nestes casos pode ser necessário recorrer a um tratamento mais agressivo que passe pela intervenção cirúrgica.

Também nos casos de intervenção, são variadas as formas de abordagem, desde uma angiosplastia, endarterectomia, bypass arterial ou até terapia trombolítica.

 

Tratamento caseiro da arteriosclerose

Além dos tratamentos mais “usuais”, existem algumas formas de tratamento caseiras que prometem melhorar o processo de degradação das artérias do organismo.


Cavalinha

O chá de cavalinha é conhecido por ter propriedades capazes de remover placas de gordura das artérias, o que permite uma melhor circulação.

Preparação: Coloque duas colheres de sopa de cavalinha numa chávena de chá e adicione água a ferver. Deixe arrefer cerca de 15 minutos e beba o preparado. Este chá pode ser bebido várias vezes ao dia, especialmente entre refeições.


Aposte nas frutas e vegetais

Sabia que a alface pode ser utilizada em forma de chá e ajuda no combate à arteriosclerose? O mesmo acontece com o alho e com a cebola.

Além destes vegetais, também algumas frutas são conhecidas por terem poderes curativos face à doença:

  • Abacaxi
  • Limão 
  • Maçã 
  • Uva 

Veja também: