Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

5 tratamentos caseiros para a caspa

São vários os remédios caseiros que pode utilizar na luta contra a caspa. Conheça alguns deles.

5 tratamentos caseiros para a caspa
Livre-se deste incómodo!

Farto de ter “pintinhas” de caspa nos casacos e camisas? Farto de ter leves comichões e ao coçar parecer uma autêntica árvore com neve?

Ao definir a caspa, é necessário considerar três fatores: a nossa própria suscetibilidade à caspa, a existência de maior ou menor quantidade de sebo (uma substância que existe no couro cabeludo) e um microrganismo chamado malassezia, que se adaptou para poder subsistir a partir do sebo.

O malassezia é um fungo natural que vive nas zonas do corpo em que a pele contém mais "óleos naturais", como o couro cabeludo, e produz um ácido que fica aí depositado. Como forma de resposta, o nosso corpo fica com a camada superior da pele inflamada e produz assim um maior número de células da pele que se aglomeram e forma a dita caspa. Neste sentido e muito resumidamente, a caspa consiste na reação do couro cabeludo ao fungo malassezia.

A caspa pode ser um verdadeiro pesadelo na vida de algumas pessoas e por isso mesmo o E-Konomista procurou saber alguns remédios caseiros para a eliminar.

 

5 remédios caseiros para a caspa


1. Óleo de coco

coco

O óleo de coco tem excelentes propriedades antifúngicas, além de hidratar o couro cabeludo seco e de proporcionar um grande alívio na comichão.

Misture um pouco de óleo de coco em sumo de limão (metade de sumo para o dobro do óleo), esfregue no couro cabeludo e massage durante alguns minutos. Deixe atuar cerca de 10 minutos e lave o cabelo.

Faça este tratamento duas a três vezes por semana.



2. Vinagre de maçã

vinagre
 

O vinagre de maçã é conhecido por conseguir restaurar os níveis de PH do couro cabeludo, e por inibir o crescimento de sebo. Além disso, é um purificador natural do cabelo e ajuda a limpar os poros entupidos e os folículos pilosos.

Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã numa quantidade igual de água e aplique generosamente no couro cabeludo. Aguarde uns minutos e enxague. 
  

3. Bicarbonato de sódio

bicar
 

Todos conhecemos as inúmeras utilizações do bicarbonato de sódio. Uma delas é, exatamente, a eliminação da caspa.

O bicarbonato é um esfoliante suave, o que ajuda a remover células mortas da pele e a absorver o excesso de óleo.

Esfregue uma mão de bicarbonato de sódio no cabelo molhado. De seguida enxague o cabelo com água morna, sem lavar!
Repita o tratamento uma ou duas vezes por semana, durante algumas semanas e verá os resultados.

  

4. Azeite

azeite

Pode parecer estranho, mas o azeite também pode ser um grande aliado na luta contra a caspa. Ele pode atuar como um ingrediente para “curar” o couro cabeludo, ressecando-o.

Aqueça ligeiramente o azeite extra virgem e aplique-o no couro cabeludo com uma massagem. Enrole depois o cabelo numa toalha quente e deixe atuar cerca de 45 minutos.

Há até quem deixe esta mistura durante toda a noite! Lave depois o cabelo.

Este tratamento pode ser repetido algumas vezes por semana.


5. Sumo de limão

sumo

Os ácidos do sumo de limão conseguem combater os fungos que podem causar caspa. Além disso, é um excelente aliado no alívio da comichão.

Misture o sumo de meio limão num quarto de chávena de iogurte natural. Aplique no cabelo e no couro cabeludo e aguarde 20 minutos antes de lavar.

Novamente, pode utilizar este remédio caseiro contra a caspa várias vezes por semana.


Veja também: