O que fazer quando o travão de mão não prende

O travão de mão não prende? O problema não é grave, mas pode vir a dar-lhe dores de cabeça, e despesas para pagar. Saiba o que fazer para que tudo corra bem
 

O que fazer quando o travão de mão não prende
Faça do problema um mero inconveniente.

O travão de mão é fundamental para nos certificarmos que o carro não vai a lado nenhum quando temos de estacionar numa zona íngreme, sendo que quando este não faz o seu trabalho como deve ser podemos vir a ter problemas. Estar numa situação em que o travão de mão não prende é sempre complicado, mas há sempre algo a fazer.
 

Motivos para não prender

Há vários motivos que podem levar a uma situação em que o travão de mão não prende. O mecanismo do mesmo, apesar de ser bastante simples, está sujeito a várias possibilidades, entre as quais:
 
  • Problemas nas maxilas – Quando o travão de mão não prende, uma causa comum são problemas nas maxilas, o que pode vir a implicar alguma despesa.
  • Rutura nos cabos – Se existirem ruturas nos cabos o travão de mão pode não prender, ou prender mal o suficiente para o carro não ficar no mesmo sítio em terreno íngreme.
  • Ferrugem – A alavanca to travão de mão funciona com a ajuda de um linguete que encaixa numa cremalheira. Se não o usamos com regularidade, este sistema está sujeito a ferrugem que pode vir a fazer estragos. Os cabos podem também ser vítimas.
 
Se usa muito o travão de mão, vale a pena pedir para este ser visto de vez em quando na oficina, apenas como medida preventiva. Não o ter pode não o impedir de conduzir, mas são dores de cabeça que pode poupar.
 

O que fazer?

Quando o travão de mão não prende a situação pode vir a ser desastrosa, e é preciso ter muito cuidado. Deve fazer os possíveis para ir direto para a oficina tratar do assunto, mas se tal não for possível deve ir para um local plano ou muito, muito pouco íngreme. Neste último caso, deve deixar engatada a primeira mudança ou a marcha-atrás, dependendo da direção do carro.
 
Deve ter sempre o cuidado de verificar regularmente se o carro descai ou não, e deve assim que possível coloca-lo num local plano. Caso contrário, pode vir a dar com o seu automóvel enfiado num poste.
 
De modo a evitar algumas das causas mais comuns que impedem o travão de mão de prender, deve certificar-se que o usa de vez em quando e, caso passe algum tempo sem o usar, deve verificar o estado do mesmo antes de arriscar e ter de ficar à procura de um lugar plano para evitar que o carro descaia.


Veja também: