Os travões do carro chiam? Saiba como acabar com o ruído

Quando os travões do carro chiam a viagem pode ser insuportável. Conheça algumas causas do problema e também soluções. Para o resolver visite o seu mecânico.

Os travões do carro chiam? Saiba como acabar com o ruído
As razões podem ser muitas e as soluções também.

Chiiiiiii... chiiiiiiiiiii... chiii... Em muitas viagens pelas estradas de Portugal e pelo mundo fora acabamos por ouvir estes sons. Por vezes é o nosso carro que o faz, outras são os carros que nos rodeiam.
Quando os travões do carro chiam queremos que o barulho desapareça rapidamente, e evitamos até utilizá-los. Começa-se a usar a caixa de velocidades para abrandar o carro e até o travão de mão passa a ser uma opção.
Este problema pode desaparecer, mas, por vezes, pode ser necessário trocar as pastilhas e até mesmo os discos dos travões.

 

A razão pela qual os travões do carro chiam

Normalmente a os travões do carro chiam quando em travagens suaves, daí que costumamos ouvi-los quando estamos em filas no trânsito.
Muitas vezes a chiadeira é associada à qualidade das pastilhas ou dos discos de travão, mas até mesmo marcas conceituadas podem ter estes barulhos.
Por vezes estes sons aparecem depois da troca de pastilhas, mas podem surgir depois de alguma utilização.

 

A razão? Podem ser várias

  • O disco pode não estar plano, por causa de uma montagem incorreta ou pode até haver sulcos no mesmo, causando a chiadeira;
  • Uma das peças deslizantes das pinças ou do pistão pode ter o seu movimento obstruído;
  • No caso de pastilhas assimétricas pode haver uma montagem errada;
  • A espessura do disco de travão pode estar no mínimo. (Neste caso verifique as especificações dos seus discos de travão porque há várias medidas);
  • Alguns acessórios anti-ruído (caso tenha) podem estar fora do sítio, como por exemplo as chapas.
 

A solução? Há mais do que uma.

  • A limpeza é sempre uma boa solução. Limpe e lubrifique as superfícies da pinça que constate que não estejam a funcionar corretamente;
  • Retirar o disco e voltar a montar corretamente ou lixá-lo caso tenha sulcos para torná-lo plano. Pode também lixar as pastilhas;
  • Corrigir a montagem das pastilhas, ou das chapas anti-ruído e outros acessórios;
  • Trocar as pastilhas de travão com características de redução de ruído;
  • Em último caso, substitua o disco de travão.

Quando os travões do carro chiam não tente resolver o problema sozinho, faça uma visita ao seu mecânico, já que estará a mexer numa área muito sensível e que tem um papel muito importante na sua segurança.
Contudo, antes de parar na oficina, há quem defenda que, com umas travagens mais rigorosas pode fazer com que o ruído desapareça, já que vai desgastar um pouco das pastilhas, de onde pode ser originário o barulho.

Evite assim os chiiiiiii... chiiiiiiiiiii... chiii... e delicie os seus ouvidos com belas sonoridades escolhidas por si ou sugeridas por uma estação de rádio.



Veja também: