Treinador de cães: como funciona e onde encontrar

Tem em casa um animal que precisa de treino? Saiba como funciona o trabalho de um treinador de cães e onde pode encontrar.

Treinador de cães: como funciona e onde encontrar
O trabalho do treinador de cães pode ser essencial

É comum associar o trabalho de um treinador de cães aos filmes policiais, onde os animais são treinados para capturar bandidos. Contudo, o trabalho destes profissionais pode ser muito mais extenso do que parece.

animais

A verdade é que muitos treinadores de cães focam as suas especializações em cães para serviços oficiais ou serviços de resgate, como os cães que auxiliam em resgates e acidentes. Mas, se tem um animal em casa, e os gatos estão incluídos na lista, que apresenta algum tipo de problema de comportamento ou socialização, talvez seja a oportunidade para procurar um treinador especializado.

Como funciona o trabalho de um treinador de cães?

Os treinadores de cães possuem uma formação especifica para exercer a profissão e sabem, melhor do que os donos, identificar o problema e a melhor maneira de o corrigir.

Os profissionais ajudam a melhorar a comunicação entre o animal e o seu dono, e fazem com que o cão entenda que o dono deve ser obedecido e visto como um guia.

beagle

De acordo com o pedido do dono, o animal é avaliado e só então o treinador de cães pode dizer se é recomendado que o processo seja feito em domicílio, na rua ou até em contacto com outros animais, o que, neste caso, é essencial para os cães com dificuldades de socialização.

dogs

Se pensa em treinar o seu cão, tenha em mente que o treino deve ser feito também pelo dono. Não adianta o animal passar por uma mudança de comportamento se o dono continua a promover estímulos errados. Na maioria das vezes, treinar um cão é apenas melhorar a comunicação entre o animal e o seu dono.

Reforço positivo

A grande maioria dos treinadores de cães trabalha com base na técnica do reforço positivo, isto é, associar alguma coisa que o cão valoriza ao comportamento positivo e adequado. O reforço positivo baseia-se na concessão da liberdade e confiança do animal para aprender o que é o correto.

animal

Apesar de ser uma prática de educação e formação difundida popularmente, os treinadores não encorajam o treino baseado no castigo ou qualquer tipo de violência. Em vez da submissão pelo castigo, eles encorajam e, consequentemente premeiam, as aptidões naturais de cada animal.

Onde encontrar?

As escolas e academias estão presentes em todo o país.

A Escola de Cães possui pacotes definidos por objetivos e número de aulas.

Já a Além da Trela, possui pacotes 100% personalizados onde o preço depende do objetivo e disponibilidade dos participantes. Os pacotes de obediência dos treinadores de cães, com 10 aulas, custam em média 250 euros.

Na CaniPorto, o mesmo valor compreende um total de 12 aulas, aos sábados e domingos, com o programa de socialização num espaço verde.

Treinadores particulares, como o Patrick Rocha dispõem também de treinos para preparar uma família para a chegada de um novo animal, e ainda de um treino para educar o animal para a chegada de um bebé.

Veja também: