11 dicas para treinar a conversação em inglês online

Não basta estudar a língua. Para dominar um idioma, é preciso ser fluente. Veja as nossas 11 dicas para treinar inglês online e aposte na conversação.

11 dicas para treinar a conversação em inglês online
Falar, falar e falar. Se quer dominar o inglês, não fique pela teoria

O primeiro passo para dominar uma segunda língua é estudá-la na teoria, mas para ser fluente o caminho deve passar pela dedicação ao treino. Quer saber como treinar inglês online? Aposte na conversação. Tome nota das 11 dicas que reunimos para si.
 

Porque deve treinar a conversação?

Quem está a começar a estudar um novo idioma sabe que existe um passo obrigatório: superar o bloqueio e o medo de falar a nova língua. O obstáculo, que pode ser difícil para muitas pessoas, pode ser mais simples de ultrapassar do que está à espera.

Se o receio de falar o novo idioma faz parte das suas dificuldades, tome nota das 11 melhores dicas para treinar através da conversação. O medo pode ser ultrapassado com esta ajuda e é garantido que bastam alguns passos para alcançar a desejada fluência na língua.
 


11 dicas para treinar a conversação em inglês (online e não só)


1. Aulas de conversação online

Procure por aulas de conversação online. Há pessoas que fazem isto através do Skype ou de grupos no Whatsapp, por exemplo, mas a forma mais eficaz é ir em busca de uma escola que ofereça esta prática. A diferença está no facto de ser mais produtivo aprender com um professor. Quando treinamos com pessoas que estão ao mesmo nível que nós, é mais fácil aprender os erros que elas cometem. O ensino profissional será sempre uma excelente escolha.

Em Portugal, pode encontrar formas de praticar inglês online e com o apoio pedagógico de que necessita para alcançar os seus objetivos. A rede de escolas British Council apresenta uma grande variedade de opções de aulas onde falar a nova língua é obrigatório. Os programas são sempre adaptados ao seu nível, para além de contar com inúmeros exercícios e ferramentas para tornar o processo de aprendizagem mais rápido e eficaz. Pode encontrar toda a informação através do portal da rede de escolas.
 


2. Esqueça a vergonha do sotaque

É normal perceber que as pessoas estão frequentemente preocupadas com o sotaque e a falta de habilidade para conversar em inglês, especialmente aquelas que são mais reservadas e tímidas. No entanto, se quer dominar a língua, deve esquecer a vergonha. Não deixe que o sotaque seja um bloqueio para chegar ao seu objetivo.  

Preocupar-se com o facto de não ter a pronúncia de um nativo da língua inglesa é reflexo de uma personalidade perfecionista. Lembre-se: o mais importante quando estamos a começar a falar um novo idioma é conseguir passar a mensagem e compreender o que lhe é dito. Preserve os seus traços locais – hoje, com a globalização, eles até podem ser valorizados.
 


3. Não tenha medo de errar

Ser muito crítico em relação à sua pronúncia e aos erros que pode demonstrar é uma forma de limitar as suas valências -  e limita a aprendizagem. Ao estar exposto a uma nova língua, o erro é algo fundamental. Imagine o seguinte: é possível aprender a conduzir só com a leitura da parte teórica? Se tiver medo de conduzir um carro, nunca aprenderá. Certo?

Com o inglês acontece o mesmo. Só é possível dominar a língua se aceitar o desafio de começar a falar através dela. Acertar é muito bom, mas ser corrigido no erro é um dos fatores mais estruturantes durante a fase de aprendizagem.
 


4. Queira ser corrigido

Um estrangeiro dificilmente vai corrigir o seu erro, pois ele vai valorizar o seu esforço e evitar ser desagradável. Por isso, aposte na conversação com pessoas que não sejam nativas - e não tenha receio da correção. Valorize isso.
 


5. Pratique sempre que puder

Não fuja das situações em que puder praticar. Vá além e procure por oportunidades de conversas com quem está a estudar ou já fala bem o inglês. Se quer sentir mais confiança, pense em alguém com quem tenha uma relação de intimidade.

Para as pessoas mais tímidas, a nossa sugestão é “soltar a língua” em situações pouco – ou nada – formais. A internet pode ser um excelente ambiente. Procure por grupos que reúnam pessoas com o mesmo objetivo: falar, falar e falar. Se já está a frequentar um curso, compreenda que cada aula é o momento ideal para tentar e treinar.
 


6. Equilibre leitura, escrita, compreensão e fala

Para dominar o inglês há quatro habilidades que devem ser devidamente equilibradas: leitura,escrita, compreensão e fala. A conversação pode parecer a mais difícil delas, mas não deve esquecer que as outras três vão dar a base que precisa para saber falar a nova língua.

Porquê? A resposta é simples: a leitura vai enriquecer o seu vocabulário, consolidar as estruturas gramaticais e dar ideias de como melhor se expressar. Como consequência disso, vai saber escrever na língua, compreender os sentidos culturais que ela apresenta e falar com segurança e habilidade.  
 


7. Assista a filmes com legendas em inglês

Se já está num nível de inglês intermediário, pode passar à fase seguinte: praticar ao ler e ouvir ao mesmo tempo. Experimente acompanhar as legendas no idioma original, sem esquecer de estar atento à pronúncia. Para ser mais fácil, inicie o processo com algum filme que já tenha visto e que conheça a história.
 


8. Música? Acompanhe a letra

Esta é mais uma forma de utilizar os seus interesses pessoais para fortalecer o domínio do idioma. Comece por fazer a sua seleção de músicas, pesquise sobre as letras e tire a prova: a música ajuda, e muito, a enriquecer o vocabulário.
 


9. Converse sozinho

Dominar o inglês requer mais do que ouvir e ler, como já referimos. Existem técnicas para treinar a conversação, mesmo que esteja sozinho. Esta talvez seja a forma mais simples para quem está a começar e ainda não está seguro das suas habilidades. Não esqueça: treinar o inglês sozinho melhora a oralidade no idioma.

Não sabe como fazer? Nós explicamos. O seu cérebro memoriza, aos poucos, as palavras aprendidas quando são verbalizadas. Comece por falar apenas palavras e depois evolua para frases completas. Crie listas. Vá ao dicionário, recolha palavras, escreva e escute a pronúncia – há dicionários online que oferecem esta opção.

Para quem não tem medo de improvisar e está à procura de uma forma divertida de treinar o inglês, sugerimos que imagine um público e apresente uma temática em inglês. Experimente! Esta pode ser uma excelente forma de praticar a conversação.  
 


10. Faça uma entrevista a si mesmo

Parece estranho, mas não é. Crie perguntas e responda a cada uma em inglês. Tente que as respostas aconteçam o mais naturalmente possível, mas se ao início sentir alguma dificuldade em encontrar as palavras certas, programe as respostas com base na sua pesquisa. Ao selecionar as palavras da sua resposta, estará a aprender o significado e a forma de escrever cada uma delas.
 


11. Faça listas e aprenda uma palavra nova por dia

Uma boa técnica para dominar o inglês é aprender uma palavra nova por dia e criar diferentes frases com elas. Mantenha o foco em compreender frases inteiras, leia em voz alta e explique o significado daquilo que está a dizer.

 
Tomou nota? Então pratique. Se está a começar, dê os primeiros passos sozinho – mas não esqueça de praticar também através do ensino profissional e especializado. A seguir, já estará pronto para avançar de nível.
 
Veja também:

Continuar a Ler

Os mais vistos