Treinar a escrita em inglês: 7 dicas online

Existem formas simples de treinar a escrita em inglês – online e não só. Tome nota das nossas dicas e exercite! Aprender a escrever pode ser divertido.

Treinar a escrita em inglês: 7 dicas online
Descubra as melhores formas de treinar a escrita em inglês

Portugueses, escrever bem em português é fundamental, certo?

Porém, com a globalização e a interação internacional cada vez mais frequentes, escrever em inglês é fundamental para quem quer ter novas e maiores oportunidades académicas, profissionais e sociais.

Diariamente, somos bombardeados por uma série de tarefas que incluem o inglês. Escrever um e-mail no trabalho, apresentar um projeto de negócios, contactar um vendedor para concluir um compra na internet – e tantas outras situações quotidianas. Seja como for, não saber escrever em inglês pode ser um fator limitador.

Para ajudar a melhorar as suas competências na língua mais exigida do mundo, criamos uma lista com dicas e sugestões para treinar a escrita em inglês online – e não só. Tome nota das sugestões e fique a conhecer dois sites que oferecem apoio no exercício da escrita.

Aprofunde as suas técnicas e tenha uma certeza: vai escrever excelentes textos em inglês.

Treinar a escrita em inglês: 7 dicas

1. Redes sociais e e-mails: um intercâmbio virtual

redes-sociais

Seja objetivo e crie situações onde possa praticar a escrita em inglês. Que tal trocar e-mails semanais com amigos estrangeiros? Se não tem um a quem recorrer, procure por grupos em redes sociais e encontre um parceiro para conversar.

No Brasil, por exemplo, há muitas pessoas a apostarem em conversar com idosos solitários. Trocar e-mails desta forma pode ser uma excelente ideia para melhorar a sua escrita no idioma (mas não se esqueça de pedir para ser corrigido, sempre que necessário).

2. Ler e traduzir poemas: uma viagem cultural

Esta é uma forma simples e lúdica de aprender inglês e memorizar a grafia das palavras. Pergunte a amigos que leem em inglês, ou ao seu professor da língua, se tiver um. Peça dicas de autores e, aos poucos, descubra o tipo de leitura que mais lhe agrada. Para além de fortalecer as suas competências no idioma, vai encontrar um excelente passatempo.

3. Agenda: uma forma diária de praticar a escrita

agenda

Crie a sua agenda com base em anotações feitas em inglês. Tome nota dos seus compromissos e tarefas, e escreva as orientações que quer traçar para a sua rotina semanal. Esta é a forma mais simples de introduzir a escrita em inglês no seu dia a dia.

4. Aprenda mais: aponte uma palavra e uma frase nova por dia

Determine-se. Reserve uns minutos do seu dia para procurar uma palavra nova, e não se esqueça de pesquisar uma frase completa. Aponte num caderno e vai ver que esta técnica ajuda a memorizar as expressões e a forma como elas são escritas.

5. Rentabilize o tempo: 400 palavras num minuto

Parece impossível? O site EnglishExperts publicou um artigo em que mostra que existem cinco regras que tornam isso possível – e a técnica tornou-se viral na internet. Vale a pena experimentar. O melhor de tudo? Esta prática favorece não apenas a memorização das palavras e a grafia, como também enriquece o vocabulário.

6. Clone de notícias: copie textos

Uma das formas mais eficazes de reforçar a qualidade da sua escrita em inglês é praticar a reprodução de textos. Parece pouco útil, mas acredite que não é. Vá a um site de notícias em inglês, escolha o texto e copie. Faça uma pequena pausa e releia o que escreveu, comparando com o texto original. Isso é essencial para detetar erros de grafia e memorizar as palavras escritas. Faça isso uma e outra vez, sempre que puder.

7. Aprender com os clássicos: Shakespeare

romeo-and-juliet

Consegue imaginar como, 400 anos depois da sua morte, Shakespeare continua a ser um dos maiores exemplos da literatura inglesa? No site LearnEnglish é possível encontrar aulas em vídeo que abordam os grandes clássicos do ator, poeta e dramaturgo. Para praticar a leitura e a escrita, aproveite as sugestões de obras e escolha as suas favoritas para copiar trechos e fazer a tradução.

2 sites para melhorar a escrita em inglês

1. Using English

O site inclui diversos testes de inglês e não se esquece de fornecer ferramentas para testar a sua escrita. Descubra onde está a errar com a ajuda do Using English.

2. Arts & Letters Daily

O site é direcionado ao público que deseja produzir conteúdos para blogues e sites, mas não procura por uma escrita rígida – como é o caso da académica. É possível encontrar livros, resenhas, curiosidades sobre a literatura e a língua e muitas outras ferramentas para criar novos escritores da língua inglesa.

Veja também:

Continuar a Ler

Os mais vistos