Publicidade:

Saiba como trocar a bateria do carro em casa

Se pretende trocar a bateria do carro em casa então este artigo interessa-lhe. Descubra como fazer todo o processo em segurança.

Saiba como trocar a bateria do carro em casa
Faça a troca da bateria

As baterias dos automóveis têm uma duração limitada. Portanto deve estar atento a alguns sinais, como as luzes ficarem mais fracas ou o caro custar a pegar. Além disso, o  é aconselhável que troque a bateria a cada três ou quatro anos. Se preferir pode trocar a bateria do carro em casa ou então levar o veículo a uma oficina.

A troca da bateria é fácil para a maioria dos automóveis, requerendo apenas o uso de algumas ferramentas. Mas antes de investir numa nova bateria, confira se a atual está de facto danificada. Os primeiros indícios são as crostas de sulfato (resíduo azul ou esbranquiçado) à volta dos cabos. Caso detecte esse resíduo, não deve tocar com as mãos directamente. Com as luvas tente remover esse resíduo, que por vezes, melhora a transmissão de eletricidade. De seguida conduza durante 30 minutos e verifique se a bateria está carregada.

Outra parte que deve ter em atenção é o alternador. Alguns automóveis possuem um medidor de carga da bateria, e com o carro em movimento, o alternador deve manter uma carga entre 13.8 a 14.2 volts. Antes de comprar deve certificar-se qual a bateria mais indicada para o seu carro. É importante saber qual o tamanho para que a bateria caiba no veículo. No vídeo mostramos como se pode trocar a bateria do carro em casa.

Como trocar a bateria do carro em casa

1. Preparar o ambiente de trabalho

Tente estacionar o carro num local bem iluminado. Não fume perto do carro e lembre-se de que a eletricidade não é o único perigo. As baterias contêm soluções eletrolíticas ácidas que são corrosivas e inflamáveis. Como tal, recomendamos o uso de luvas e óculos de proteção.

2. Retirar o isqueiro do carro e colocar um memory keeper no lugar

Este equipamento permite que a parte eletrónica do veículo guarde os dados do automóvel, mesmo com a bateria desligada. Se não tiver um um memory keeper pode, por exemplo, perder os códigos do som.

3. Abrir o capot do carro e localizar a bateria

A bateria é uma caixa retangular com dois cabos ligados e deve estar num local acessível.

4. Identificar os cabos

Localize os terminais positivo e negativo da bateria antiga. O terminal positivo tem um sinal de mais e o negativo, um sinal de menos. Comece por desligar o cabo negativo com uma chave e remova-o. Se os cabos não estiverem marcados, use algo para os marcar, pois assim não os vai confundir ao instalar a bateria nova. É importante desligar o cabo negativo antes do positivo. Só depois deverá remover o cabo positivo.

5. Remover a bateria

Desaparafuse a bateria do encaixe ou remova barras que seguram a bateria. Levante a bateria antiga com cuidado, pois esta pode pesar até 27kg.

6. Colocar a nova bateria

Antes de colocar a nova bateria deve limpar os cabos e terminais e só depois encaixar a bateria. Se notar algum sinal de corrosão, procure a ajuda de um mecânico.

Por fim, coloque a nova bateria e ligue os cabos positivo e negativo nos lugares corretos. Aperte bem todos os parafusos e barras, se for esse o caso.

Veja também: