Saiba como trocar moedas por notas

Trocar moedas por notas é mais simples do que imagina. Saiba como fazê-lo.

Saiba como trocar moedas por notas
Conheça mais pormenores sobre esta operação

Entre idas ao supermercado, jantares fora e o pagamento de contas em numerário, são muitas as moedas que se acumulam na carteira. Deixamos-lhe, agora, algumas dicas para trocar moedas por notas.

Onde trocar moedas?

Esse é um processo relativamente simples. A grande maioria das pessoas opta por trocar moedas por notas em qualquer estabelecimento comercial. Para que o intercâmbio aconteça de forma rápida, opte por uma altura de pouca afluência.

Pode, ainda, optar por trocar moedas por notas em qualquer agência do seu banco. Atenção: por norma é taxado um valor pela operação se o depósito for superior a 100 moedas (para evitar o pagamento da taxa poderá fazer a troca em conjuntos de 99 moedas).

Se preferir pode ainda passar pelo Banco de Portugal (BdP) e trocar moedas por notas. Esta operação pode ser feita em qualquer balcão de tesouraria do Banco de Portugal.

Se não tiver disponibilidade para se dirigir ao BdP, poderá enviar o numerário através de correio registado, com o valor declarado, para a seguinte morada: Banco de Portugal, Apartado 81, 2584-908 Carregado.

Ainda assim, esse envio deverá cumprir alguns requisitos: as moedas (ou notas) devem seguir num envelope fechado com a indicação “contém numerário”, bem como a descrição do valor total em questão. Deve, ainda, identificar-se (nome, morada e contacto telefónico e/ou e-mail) e fornecer os dados para a transferência bancária (IBAN, para contas em território nacional, SWIFT CODE, para contas no estrangeiro).

Se quiser trocar notas e moedas de outros países europeus deverá fazê-lo junto dos bancos centrais dos países em questão. O BdP garante que a forma mais simples para avançar com o processo é entrar em contacto com cada um desses bancos para perceber qual a melhor maneira para fazer a troca.

banco de portugal

Notas e moedas pré-euro valem 15 mil milhões de euros

Se as notas de escudo ainda podem ser trocadas nos balcões do BdP, o mesmo não acontece com as moedas, cujo prazo terminou a 31 de dezembro de 2002.

Segundo as contas do BdP, mais de 19 milhões de notas de escudo ainda não foram trocadas, o que equivale a cerca de 155 milhões de euros. As notas de 500 escudos são as preferidas dos portugueses, estimando-se que mais de 8 milhões destas notas continuem em milhares de casas nacionais.

De acordo com a agência Bloomberg, na zona euro o valor do numerário que não foi trocado pela nova moeda é superior a 15 mil milhões de euros.

Veja também: