Publicidade:

Sabe quando deve trocar as toalhas de banho?

Sempre fica na dúvida sobre quando deve trocas as toalhas de banho? Provavelmente, não é o único. A pensar em si, trazemos a resposta e algumas dicas para cuidar do seu atoalhado.

Sabe quando deve trocar as toalhas de banho?
Sim, há um período ideal

Não é agradável pensá-lo, mas as toalhas podem ser mesmo uma fonte de fungos, bactérias e ácaros. Além disso, é nelas que se acumulam células mortas e secreções do nosso corpo. Por estes motivos, é importante ponderar sobre a frequência com que devemos trocar as toalhas de banho e sobre como evitar a disseminação destes inimigos invisíveis e tão indesejáveis, como os micróbios.

Fique a saber o que dizem os estudos e aprenda alguns truques para tratar dos seus atoalhados.

Quando trocar as toalhas de banho?


trocar toalhaFonte: Pexels/dom-j

Embora não haja uma só resposta a esta questão, digamos que, na grande maioria dos casos, uma troca por semana será suficiente, desde que se cumpram algumas condições. São elas:

1. Seque sempre a toalha

Deixe a toalha secar muito bem entre utilizações. Se o seu WC é pouco ventilado, opte por pendurá-la no estendal a secar, depois de a usar para limpar o corpo. 

2. Não partilhe a toalha

A toalha, tal como outros produtos de higiene, não deve ser partilhada, nem com a cara metade, pois tal só fomenta o aparecimento e multiplicação de bactérias.

Como lavar corretamente as toalhas de banho?


trocar toalhas de banhoFonte: Pixabay/stevepb

Para eliminar quaisquer bactérias existentes, é também preciso ter em atenção a sua lavagem e secagem. Para isso, anote as nossas dicas.

Dica #1: lave a 60ºC

Na hora de lavar as toalhas de banho, é importante enxaguá-las a uma temperatura alta, de cerca de 60ºC – pois só assim pode garantir a eliminação de todas as bactérias.

Dica #2: use bicarbonato de sódio

Claro que pode utilizar por detergentes de compra com ação branqueadora, mas garantimos-lhe que uma solução de bicarbonato de sódio é o suficiente para desinfetar profundamente as suas toalhas.

Dica #3: seque ao ar livre

Nem sempre é possível, mas caso tenha oportunidade, deixe as suas toalhas secarem ao ar livre, sem recorrer a máquinas de secar. O ar puro fará maravilhas…

Pode parecer uma matéria simples e que, aparentemente, não guarda segredos, mas como viu há muito para dizer sobre esta ação quotidiana de trocar as toalhas de banho. A limpeza do nosso lar é fundamental para o nosso bem-estar interior e exterior – e mesmo para a nossa saúde. Por isso, nunca é demais ler as nossas notas e dicas e, quem sabe, ir a correr trocar as toalhas do WC…

Veja também:

Limpeza e Arrumação