8 truques caseiros para lavar a roupa

Lavar a roupa nem sempre é fácil. Há sempre uma mancha que não quer sair, um cheiro que teima em ficar e os detergentes industrias nem sempre funcionam.

8 truques caseiros para lavar a roupa
Truques e produtos para poupar

Há alguns truques caseiros para lavar a roupa que vão facilitar a sua vida e poupar a sua carteira. Os principais problemas têm a ver com manchas ou odores que teimam em não sair. As receitas antigas das nossas avós têm mostrado as melhores aliadas no combate a estas inimigas da roupa. Veja como.
 

8 truques caseiros para lavar a roupa

 

1. Odor

Algumas roupas ficam com os cheiros impregnados de tal maneira que nem com a lavagem nos livramos deles. Acontece muito com o cheiro do suor em algumas peças. Experimente acrescentar 100 ml de vinagre de vinho branco à lavagem.
 

2. Manchas de suor

Já notou, em roupas mais claras, umas manchas amarelas junto às axilas (algumas ficam duras)? Temos dois truques caseiros para se livrar destas manchas:
  • Coloque na mancha uma mistura de um copo de água com um colher de sopa de bicarbonato de sódio e deixe a peça de molho durante meia hora.
  • Aplique, com uma esponja, uma mistura de sumo de um limão na mesma quantidade de água nas zonas amarelas, deixe repousar 30 minutos.
 

3. Sangue

Não vale a pena passar horas a esfregar a mancha! Basta deitar um pouco de água oxigenada, deixar a repousar durante meia hora. Lave normalmente e a mancha desaparece.
 

4. Óleo

Para se livrar de uma mancha de óleo, coloque pó de talco no local, deixe a absorver de um dia para o outro e depois lave a roupa normalmente.
 

5. Branquear roupa

Se lhe acabou a lixívia ou não quer usar um produto tão agressivo, prepare o seguinte: leve ao lume 4 litros de água, quando estiver quente junte ½ kg de sabão em pó e mexa até dissolver. Junte 1 kg de bórax ou ácido bórico (encontra em farmácias) e mexa até dissolver tudo. Deixe arrefecer, coloque em garrafas e está pronto a usar.
 

6. Amaciador caseiro

Junte duas chávenas de água e uma de vinagre branco. Lentamente, junte uma chávena de bicarbonato de sódio (vai fazer alguma espuma). Se quiser, pode juntar algumas gotas de óleos essenciais.
 

7. Detergente líquido

Vai precisar de 16 litros de água, 250 g de bicarbonato de sódio, 500 g de bórax (à venda em drogarias ou farmácias) e 400 g de sabão em barra previamente ralado. Coloque 8 l de água a ferver. Coloque o sabão numa panela em lume brando e junte 1 l de água a ferver. Mexa sempre durante 15 minutos. Junte o bicarbonato e o bórax e mexa.
 
Coloque num balde, junte os 8 l de água a ferver, mexa, tape e deixe a repousar durante 24 horas. No dia seguinte, junte 7 l de água a ferver, mexa durante 10 minutos e está pronto. Quando arrefecer, distribua por garrafas. Use a medida de 200 ml em cada lavagem. Agite a garrafa antes de usar.



8. Usar o alisador de cabelo

As placas do seu alisador de cabelo podem ser um excelente aliado para tratar de alguns detalhes na roupa, como por exemplo fazer e vincar dobras nas bainhas das calças, ou dobras noutras peças de roupa. Não precisa de ligar o ferro e aquela tarefa fica despachada rapidamente.  

Veja também: