15 truques de cozinha para transformar os seus pratos

Aprenda estes truques de cozinha para transformar os seus pratos e, mesmo sem grande à-vontade com a culinária, vai ver que parecerá um chef de cozinha.

15 truques de cozinha para transformar os seus pratos
Segredos infalíveis para fazer um brilharete à mesa

Já imaginou descobrir os melhores segredos e truques para transformar os seus pratos do dia-a-dia? Se quer acertar no ponto dos cozinhados, vai gostar de saber que revelamos 15 dicas a não perder e garantimos o seguinte: as nossas sugestões vão mudar por completo a sua experiência entre os tachos.

15 truques de cozinha para transformar os seus pratos

truques de cozinha para transformar os seus pratos


1. Arroz para sair da rotina

Cansado do tradicional arroz branco? Que tal mudar o sabor – e a cor – deste acompanhamento tão comum? Experimente adicionar sumo de cenoura ou beterraba ao cozimento e prove uma nova – e completamente diferente – receita de arroz.


2. Sopa com sal na medida certa

Não quer errar na dose de sal? Para acertar na quantidade de sal da sua sopa, experimente juntar meia batata crua ao cozimento, deixe ferver até que coza por completo e retire. Ainda não entendeu como funciona o truque? É simples: a batata absorve o excesso de tempero.


3. Omelete para ninguém ver defeito

Para transformar a habitual receita de omelete e obter um resultado parecido com um suflê, bata as claras em separado, até que fiquem em ponto firme. De seguida, junte as gemas, misturando delicadamente.


4. O segredo do queijo fresco

Sabia que o queijo não deve ser consumido fresco? É simples: no verão, deve retirá-lo do frigorífico 30 minutos antes e servir e, no inverno, deve fazê-lo com uma hora de antecedência.


5. Tanto sumo!

As laranjas e limões saídos do frigorífico retêm mais sumo e são, portanto, mais difíceis de espremer. Experimente colocar as frutas inteiras no micro-ondas durante, aproximadamente, 20 segundos e verá a diferença.


6. O mel cristalizou?

Se o mel cristalizou, o segredo é colocar o frasco no micro-ondas, na potência média e durante apenas 30 segundos. Ao retirar, tenha atenção, pois vai mesmo ficar quente – mas, o resultado é o ponto certo desta doçaria.


7. Carnes mais macias

Quer amaciar as suas carnes? Utilize bicarbonato de sódio e leve a carne ao frigorífico – em especial, se for preparar carnes mais rijas. Basta uma colher para mudar por completo o resultado das suas receitas. Não tem bicarbonato em casa? Use vinagre misturado com azeite, ou fermento em pó.


8. Bacon frito no micro-ondas

Já imaginou fazer a sua receita de bacon frito no micro-ondas? Para além de super prático, o resultado são fatias sequinhas e crocantes.

Para fritar o bacon no micro-ondas, comece por forrar um prato com duas folhas de papel de cozinha, faça uma camada com o bacon, cubra com mais duas folhas de papel, repita a dose de bacon e cubra novamente com as folhas de papel. De seguida, leve ao micro-ondas por, aproximadamente, três minutos. Mas atenção: fique sempre de olhos postos durante o processo e, a cada 30 segundos, verifique se o bacon está no ponto certo.


9. Batata frita seca e crocante

Corte as batatas e deixe-as em água fervente por poucos minutos. De seguida, retire-as e mergulhe tudo num recipiente com água muito fresca. Escorra as batatas, frite-as e comprove como vão ficar secas e estaladiças.


10. Caldo caseiro de legumes, para evitar desperdício

Esteve a cozinhar legumes? Não descarte a água. Congele-a e reserve para utilizar em receitas diversas, como sopas e risotos, que pedem deliciosos caldos. Vê como é simples ter um caldo de legumes caseiro?


11. Bolo de chocolate mais fofo

Para evitar que o bolo de chocolate resseque enquanto assa, junte à massa uma maçã ralada ou uma colher de café.


12. Para acertar no tempero do peixe

Para temperar o peixe e não descaracterizar o seu sabor, opte por utilizar apenas temperos simples e evite o limão. Que tal apostar no sal e na pimenta, e fugir das marinadas? Lembre-se: os temperos ácidos vão influenciar – e muito – a cozedura do peixe.


13. A temperatura certa para fritar

Para confirmar se o óleo está na temperatura ideal para a fritura, o segredo é colocar uma colher (de pau) na panela e observar se surge bolhas ao redor. Se as bolhas já aparecem, então pode começar a fritar.


14. Arroz soltinho

Use sempre uma porção de arroz para duas de água e, quando o arroz estiver cozido, crie um furo no centro da panela e junte uma colher (de sopa) de vinagre. De seguida, basta retirar o arroz do lume e soltá-lo coma ajuda de um garfo.


15. Alho sem cheiro?

Há quem tenha um pesadelo na cozinha: o cheiro dos alhos nas mãos. Para livrar-se do odor, a dica é fechar a cabeça inteira de alho num recipiente fechado (sem o cabo do alho) e agitar energicamente por 30 segundos. Parece simples, mas acredite que os dentes de alho saem limpos. Se quiser descascá-los com mais facilidade, separe-os e faça o mesmo processo. Voilà!

Veja também: