Publicidade:

Truques dos vendedores de automóveis: os 5 mais comuns

Comprar carro pode ser uma dor de cabeça se não estiver bem preparado. Descubra quais os truques dos vendedores de automóveis mais comuns e saiba como evitá-los.

Truques dos vendedores de automóveis: os 5 mais comuns
Saiba quais são

Chegou a altura de comprar carro, mas essa tarefa nem sempre é fácil. Em alguns casos, não ceder à pressão dos vendedores é o mais complicado. Esteja atento aos truques dos vendedores de automóveis e saiba como evitar maus negócios ou, ainda, uma fatura mais pesada à conta de extras de que, afinal de contas, não precisa.

Truques dos vendedores de automóveis: os mais comuns

truques-dos-vendedores-de-automoveis

1. Margens de negociação bem diferentes

Esta é uma tática comum e que funciona em dois sentidos opostos: o vendedor oferece um preço de retoma o mais baixo possível e, de seguida, apresenta o preço mais alto pelo veículo que quer vender. Tenha atenção às margens de negociação para não perder dinheiro na altura de comprar carro novo. Para evitar surpresas desagradáveis, faça uma pesquisa de mercado e saiba quais os valores praticados noutros stands.

2. Técnica da venda direta e intrusiva

É, talvez, a técnica mais associada aos vendedores de automóveis. Frases como “o que é que eu preciso fazer para conseguir que compre um carro ainda hoje?”, ou “não acredito que vai deixar fugir um negócio como este que não encontra em mais lugar nenhum” são bons exemplos desta técnica de venda agressiva e voraz. Tenha atenção à linguagem verbal e não-verbal para evitar compras por impulso ou por “obrigação”.

3. Vendas sempre à sua medida

No mundo ideal, o vendedor irá corresponder sempre às suas necessidades e vontades. Mas atenção: precisa de um pagamento mensal e disseram-lhe que não há nenhum problema? Faça as contas e veja se a prestação que é garantida não faz disparar o preço do veículo.

4. A simulação

A mentira é um comportamento totalmente reprovável e acontece cada vez menos. Ainda assim, atenção a tudo o que lhe dizem na altura de comprar um carro novo (seja 0 km’s ou usado).

Neste campo, os truques dos vendedores de automóveis podem ser muito variados: modelos que não encontra em nenhum outro stand da região, promoções que terminam precisamente naquele dia ou, ainda, a “história” de que alguém já fez uma oferta melhor em relação ao veículo que deseja. Preste sempre atenção ao que é dito e confirme a sua veracidade.

5. Como estar preparado para evitar os truques dos vendedores de automóveis

Antes de sair de casa, faça a sua própria pesquisa de preços do mercado. Depois disso, negoceie o preço em mais do que um stand da mesma marca.

Não receie tentar dissuadir o vendedor a oferecer-lhe um bom preço e, se necessário, diga que só nessa condição é que compra o carro. Lembre-se que a diferença entre o preço do carro novo e do carro usado é que define o valor final a pagar.

O final do mês, por norma, é uma boa altura para comprar carro. Os vendedores têm de cumprir os objetivos e poderá ser uma boa época para conseguir um desconto extra.

Tenha atenção aos modelos de financiamento. Quanto maior for o prazo, mais juros paga.

Veja também: