6 truques e dicas para o Excel

Conheça alguns truques e dicas para o Excel que o vão ajudar a poupar tempo e a retirar maior proveito deste programa.

6 truques e dicas para o Excel
Para dar 110%!

Utiliza o Excel? Então é, muito provavelmente, uma pessoa que se dá bem com números. E se lhe dissermos que é possível atingir os 110% de produtividade com esta lista de truques e dicas para o Excel que arranjámos? Acredite porque é verdade! Todas têm a sua quota-parte de utilidade e todas permitem fazer sempre um pouco mais com o seu programa de eleição. Quais é que já conhecia?
 

6 dicas para aproveitar o Excel a 110%?

 

Adicionar mais do que uma linha/coluna

Este é um dos truques mais básicos que conhecemos. Mas um que muita gente desconhece, principalmente os reconhecidos “novatos”. Sim, é possível adicionar mais do que uma linha ou coluna. No documento que já possui, selecione o número de linhas que pretende adicionar, clique com o botão direito do rato e selecione a opção “Inserir”.
 

Utilize ?

Calma, nós já explicamos. Da nossa lista de truques e dicas para o Excel, esta é provavelmente a melhor sugestão que temos para si. E que lhe vai poupar imenso tempo. A sua folha está cheia de dados e precisa de encontrar um conteúdo em específico. O que é que faz? Utiliza a ferramenta Localizar através do atalho Ctrl+L. Mas… e agora? Como pesquisar? Imagine que não sabe se está à procura de “México” ou de “Mexico”. Não faz mal, basta fazer uma pesquisa por “M?xico”.
 

Comentários

Outro dos truques e dicas para o Excel que temos para si é a possibilidade de acrescentar comentários. Ideal para quem partilha ficheiros com colegas. Basta clicar com o botão direito do rato em cima de uma célula em específico e escolher a opção “Inserir comentário”.
 

Funções

Conhecer as funções na ponta da língua permite poupar imenso tempo. Há quem considere que há 15 funções essenciais no Excel… Consegue decorá-las todas?
 

Selecionar tudo

Para selecionar todas as células existentes na folha não é necessário clicar com o rato e arrastar infinitamente à procura do final da mesma. Basta utilizar o atalho Ctrl+T (na versão portuguesa) ou Ctrl+A (na versão inglesa). Ou então clicar no canto superior esquerdo da mesma… naquele local onde colunas e linhas de cruzam. 
 

Alternar entre ficheiros

Quem trabalha com o Excel sabe que, por vezes, é necessário ter vários ficheiros abertos ao mesmo tempo. Nada como utilizar o atalho Ctrl+Tab que está, literalmente, sempre à mão, para alternar entre ficheiros.


Veja também: