20 truques incríveis para brilhar na cozinha

Para conseguir um efeito diferente nos seus pratos, atente nas nossas dicas e consiga resultados fabulosos. Sinta-se um verdadeiro chef.

20 truques incríveis para brilhar na cozinha
Ideias simples e práticas que fazem toda a diferença

Os 20 truques incríveis para brilhar na cozinha que a seguir lhe apresentamos são, na verdade, ideais muito simples de aplicar mas cujo resultado é simplesmente incrível. Por vezes, são os detalhes que marcam e que impressionam quando se trata de culinária, quer seja pela apresentação, quer seja pelo sabor. Experimente-os já.

Dicas simples com resultados surpreendentes

cozinhar


20 truques de cozinha

  1. Para conseguir um arroz diferente e espetacular, experimente alterar-lhe a cor, juntando-lhe uma pequena porção de sumo de cenoura ou de beterraba à água de cozedura.
  2. Para ter croutons deliciosos e muito bonitos, corte a casca do pão de forma em pedaços do tamanho desejado e depois frite-os numa mistura de azeite e manteiga em iguais quantidades. No final polvilhe-os com ervas aromáticas para um efeito ainda mais saboroso.
  3. Experimente uma omelete diferente batendo as claras em castelo e juntando depois as gemas. O resultado é incrível, pois terá uma espécie de omelete em suflê.
  4. Para ter mais sumo, coloque as laranjas e limões no microondas por cerca de 20 segundos antes de os espremer.
  5. Se o mel cristalizou, saiba que basta colocá-lo cerca de 30 segundos na potência média do microondas para que ele fique cremoso e brilhante como antes.
  6. Use bicarbonato de sódio para conseguir carne mais tenra: no momento do tempero, acrescente uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e deixe a carne repousar alguns minutos no frigorífico.
  7. Se quer experimentar um bacon seco, crocante e delicioso, coloque as fatias entre folhas de rolo de cozinha e leve-as ao microondas cerca de 3 minutos. Pare o processo de 30 em 30 segundos para verificar o ponto em que quer o seu bacon.
  8. Se precisa que os seus tomates fiquem maduros mais rapidamente, coloque-os num saco de papel com uma maçã e verá o amadurecimento processar-se de forma mais rápida.
  9. Se as suas bolachas parecem não ficar perfeitas, saiba que a massa precisa mesmo de ir ao frigorífico antes de ser moldada durante pelo menos 1 hora: só assim elas não ficarão demasiado achatadas nem colarão às do lado.
  10. Sempre que cozer legumes, peixe ou carne, reserve a água congelando-a: esses caldos darão muito mais sabor a outros pratos quando adicionados (açordas, estufados, sopas, risotos, etc.).
  11. Se é fã de bolo de chocolate, experimente acrescentar uma maçã ralada à massa: verá como ficará um bolo mais húmido e apetitoso.
  12. Para uma omelete mais fofa e maior, junte algum leite ou natas aos ovos batidos: o resultado é uma omelete surpreendentemente cremosa e leve.
  13. Se adora a espuminha da meia de leite servida nos cafés e quer conseguir esse resultado em casa, coloque o leite num shaker e agite até ele dobrar de tamanho. Passe para uma chávena, junte o café e leve ao microondas.
  14. Para fazer frango panado sem dificuldade, com eficácia e sem sujar a banca, junte os pedaços de frango e a farinha num saco de plástico, agite e voilá! Depois, é só fritar e ainda não sujou louça.
  15. Para conseguir um chantilly mais leve e cremoso, acrescente uma clara de ovo às natas antes de as bater: este chantilly é mais fácil de moldar para decorar bolos ou mesmo cupcakes.
  16. Ainda não consegue perceber quando o óleo está na temperatura ideal para iniciar a fritura? Coloque uma colher de pau no óleo, se se formarem bolhinhas em redor da colher, pode começar a fritar.
  17. Para conseguir um camarão cozido durinho, com uma cor fantástica e delicioso, mergulhe-os em água a ferver e quando estiverem prontos passe-os para um recipiente grande com água, gelo e uma pitada de sal grosso.
  18. Acha que descascar um tomate é uma tarefa quase impossível? Ferva-os por 5 minutos e verá como depois a pele sai fácil e rapidamente.
  19. O segredo para conseguir legumes deliciosos, com mais nutrientes e com uma cor fantástica é cozinhá-los a vapor: os resultados são definitivamente muito diferentes dos cozinhados em água.
  20. As massas ficam muito mais saborosas se terminarem a cozedura no molho: retire a massa da água antes de ela ter terminado de cozer e depois acrescente-a ao molho de tomate, por exemplo, e deixe ferver até terminar a cozedura, os sabores multiplicam-se.

Estes truques incríveis para brilhar na cozinha são muito fáceis de aplicar e não precisa de utensílios especializados: consiga resultados surpreendentes com ideias muito simples e que irão certamente impressionar todos os seus convidados.

Veja também: