5 truques para aumentar a potência do motor

Para quem não está satisfeito com o desempenho de origem do carro, existem vários truques para aumentar a potência do motor.

5 truques para aumentar a potência do motor
Saiba como melhorar o desempenho do seu carro

Quer aumentar a potência do motor do carro e não sabe como? Se quer melhorar a performance do seu veículo basta seguir as nossas dicas: acredite, vai sentir a diferença.

5 dicas infalíveis para aumentar a potência do motor

1. Alterar o escape

A exaustão do ar do carro é um dos motivos que pode colocar em causa o desempenho do motor – quanto mais rápida for a libertação dos gases, melhor será o funcionamento do motor. Se trocar o tubo de escape por outro de diâmetro superior pode ajudar a aumentar a potência do motor.

2. Reprogramar a centralina

Considere as vantagens e desvantagens da reprogramar a centralina. Esta operação permite-lhe aumentar a potência do motor do seu carro, mas também implica custos superiores.

3. Trocar os filtros

Uma das opções mais simples para aumentar a potência do motor é trocar de filtros regularmente. Apesar de ser aconselhada a substituição de acordo com as especificações dos fabricantes, alguns especialistas dizem que reduzir ligeiramente o intervalo vai beneficiar a performance do automóvel.

motor carro

4. Reduzir o peso do carro

Pode parecer óbvio, mas este conselho nem sempre é posto em prática. Se quer aumentar a potência do motor deve manter o carro livre de tudo o que é desnecessário – assim vai conseguir ter o veículo mais leve e aumentar o rendimento do automóvel.

5. Aumentar as entradas de ar

Ao aumentar as entradas de ar está a permitir uma maior e mais rápida queima de combustível, fornecendo ao motor energia de forma mais eficiente. Esta alteração pode permitir um aumento de potência de cerca de 15 cv.

Dicas finais

Agora que já sabe como aumentar a potência do motor, não se esqueça de procurar ajuda especializada para proceder às diversas alterações, sem colocar em causa o período de vida do seu veículo.

Não se esqueça de confirmar junto das entidades competentes se as alterações que pretende fazer no seu automóvel são legais e quais os procedimentos necessários para a homologação das mesmas.

Finalmente, tenha atenção às peças que compra e garante que as alterações são feitas por profissionais bem cotados no mercado: evite sustos desnecessários e lembre-se – “o barato sai caro”.

Veja também:

Continuar a Ler