AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 truques para estudar

Os nossos truques para estudar de modo a obter bons resultados.

5 truques para estudar
As 5 dicas mais eficazes

O ano escolar recomeçou, o que significa que em breve terá que estudar para testes e exames, assim como apresentar trabalhos e projetos. Quando as responsabilidades académicas se acumulam, não há melhor do que conhecer alguns truques para estudar de forma produtiva, para que consiga rentabilizar o seu tempo e atingir bons resultados sem sacrificar outras atividades tão importantes como o estudo.


Truques para estudar – os 5 mais eficazes


1. Prepare um snack pré-estudo

Muitos dos truques para estudar com maior rendimento assentam em princípios básicos do funcionamento humano. Um deles, é alimentar o seu cérebro! Prepare uma pequena refeição que lhe dê energia e motivação para estudar. A nossa sugestão: uma tablete de chocolate negro (para estimular a produção de endorfinas), uma chávena de chá verde (é essencial manter-se hidratado, uma vez que absorvemos menos 10% da informação quando temos sede), uma fatia de pão de cereais com abacate e manteiga de amendoim (proteína, gordura e hidratos de carbono).




2. Power naps

As power naps são uma excelente forma de recuperar energias entre grandes períodos de estudo. São sestas rápidas e reparadoras.

Como fazer: beba um café e, antes de se sentirem os efeitos da cafeína, deite-se e adormeça. Programe o despertador para tocar 20 minutos depois. Verá que acorda com energia redobrada.

Atenção: este é um dos truques para estudar ao qual não deve recorrer repetidamente. Não beba mais de três cafés por dia, caso contrário, poderá ficar ansioso!




3. Google Drive para os trabalhos de grupo

Os trabalhos em equipa promovem o desenvolvimento de inúmeras competências, mas sejamos francos: quando se está assoberbado de trabalhos académicos, é com algum sacrifício e dificuldade que se consegue conjugar a disponibilidade de todos os elementos do grupo e fazer reuniões periódicas. A nossa sugestão é que criem um documento no Google Drive e o vão editando em simultâneo, a partir de casa, se quiserem.




4. Apresentações poderosas

Cansado das tradicionais apresentações em PowerPoint? Nós também. E os professores, então, nem se fala. Crie um maior impacto apresentando o seu trabalho de forma elegante e expressiva, sem perder tempo. 




5. Regra dos 20 minutos

Qualquer tarefa que implique concentração deve ter o foco da nossa atenção durante, pelo menos, vinte minutos seguidos. Faça isto e verá que consegue finalizar muito mais depressa os seus trabalhos. Programe o despertador para tocar a intervalos de vinte minutos e enquanto estiver a realizar o seu trabalho ou estudo, use a regra “zero distrações”. Telemóvel sem som (exceto o do alarme), espaço sem ruídos ou música, televisão desligada e notificações das redes sociais desativadas.

Estes truques para estudar vão levá-lo ao sucesso académico em pouco tempo. Mas depois de estudar intensamente, não se esqueça de relaxar.

Veja também: