13 truques para evitar o vício dos doces

É mesmo verdade que o açúcar vicia e que é complicado resistir-lhe? Sim, mas há truques para evitar o vício dos doces. Descubra-os!

13 truques para evitar o vício dos doces
Dicas para conseguir ser mais forte do que eles

Viciado em açúcar? Então, chegou ao sítio certo. Estes 13 truques para evitar o vício dos doces são muito eficazes e, melhor, conseguem mesmo fazer com que perca peso em pouco tempo.

Vamos descobrir quais são essas poderosas estratégias? Acredite que são bastante fáceis e vão produzir efeitos não só ao nível da perda de peso, mas também da saúde.

13 truques para evitar o vício dos doces

reduzir o consumo de açúcar

Vamos ter hábitos mais saudáveis?


1. Pensar nos objetivos

De facto, o que muitas vezes acontece é perdermos o foco naquilo que são os nossos objetivos em termos de peso e saúde. Para evitar a falta de foco, basta que todos os dias de manhã façamos pequenos exercícios de reflexão, para conseguirmos tomar decisões mais acertadas durante o dia – também em relação à alimentação.

2. Praticar exercício físico

Em muitos casos, a sensação de satisfação que temos depois de praticar exercício físico é muito semelhante àquela que temos no momento da ingestão de doces. Isto acontece porque, de facto, existem algumas substâncias químicas que atuam no nosso sistema nervoso central durante a prática de atividade física e a ingestão de açúcares.

Trocar os doces por atividades desportivas parece ser uma excelente ideia, certo? Para além de ser um hábito muito mais saudável, o melhor é que não sentimos culpa depois.

fazer exercicio

3. Não ter doces em casa

Esta dica é absolutamente fundamental: se não tiver doces em casa, a redução na sua ingestão é enorme, simplesmente porque não estão à mão de semear sempre que lhe apetece. Excluir os doces da lista de compras traz, no mínimo, muitos benefícios – à saúde e à carteira.

4. Comer fruta

A ingestão de fruta é muito importante para o nosso organismo, como já todos sabemos, e, para quem tem o vício dos doces, esta pode ser uma excelente forma de reduzir no consumo. É que para além de fazer bem, a fruta também é açucarada – mas, claro, de forma saudável.

comer fruta

5. Escolher o momento certo

Se quer mesmo comer um doce, o melhor será fazê-lo depois do almoço, pois esse é o momento em que a absorção é feita mais lentamente – logo engorda menos.

6. Escovar os dentes

Experimente escovar os dentes logo após as refeições. A frescura que sentirá na boca reduzirá a sua vontade de ingerir doces.

7. Dividir a sobremesa

Esta dica não só tem resultados práticos evidentes, como ainda é bastante romântica. Quando vai a um restaurante, divida sempre a sobremesa com o seu par.

sobremesa

8. Congelar as sobras

Se depois de uma festa sobraram partes de bolos ou tortas, e já sabe que vai andar os próximos dias a comer muitos doces, congele-os e retire-os apenas quando tiver outra festa em casa.

9. Oferecer aos amigos

Fez um doce e sobrou? Ofereça aos amigos ou até aos vizinhos, para que não tenha de andar o resto da semana a comer o que não deveria.

10. Cheirar chocolate

Cheirar o chocolate e não comer é uma excelente forma de enganar o cérebro. O olfato envia uma informação de bem-estar ao cérebro e já não precisará de o comer. Simples, não é? Experimente e comprove.

chocolate

11. Escolher sabores fortes

O chocolate negro, além de não engordar tanto como o de leite, não provoca vontade de muitas repetições e contém propriedades antioxidantes incríveis.

12. Mastigar pastilha elástica

As pastilhas elásticas, sem açúcar, são excelentes para evitar que consuma doces, pois reduzem a ansiedade e até oferecem um sabor açucarado que provocará a mesma sensação de bem-estar.

13. Optar por sobremesas com teor de açúcar baixo

Escolher sobremesas como gelatinas, ou outras à base de frutas, é o ideal para evitar o consumo de doces após as refeições – ainda que continue a dar-lhe aquele gosto.

Experimente estas dicas para reduzir o consumo de açúcar e verá como os resultados, com truques aparentemente tão simples, podem ser surpreendentes. Apostamos que, de seguida, nos vai agradecer.

Veja também: