10 truques para evitar ser roubado na praia

Desfrutar do areal e evitar ser roubado na praia nem sempre é fácil de conjugar: veja aqui 10 truques para garantir mais segurança.

10 truques para evitar ser roubado na praia
Faça praia de forma mais segura

Para evitar ser roubado na praia é importante pôr em prática algumas ações que o coloquem em maior segurança. De facto, ir para a praia é uma das atividades mais apreciadas durante os dias quentes de verão e convém, por isso, garantir que passamos momentos de lazer de qualidade sem nos preocuparmos com os nossos bens.

Ir à praia em segurança: proteja-se contra furtos

Se está na praia sozinho ou apenas com um pequeno grupo de amigos e querem ir até à água, o problema é sempre o mesmo: como vamos garantir a segurança das coisas que ficam no areal enquanto nos vamos refrescar? Há algumas sugestões que podem solucionar este problema. O melhor mesmo será deixar todos os objetos de valor em casa, mas nem sempre isso é possível. Atente nestes truques para evitar ser roubado na praia:

mala praia

1. O buraco

Cave um buraco na areia para enterrar uma bolsa hermética onde tem guardados todos os seus objetos de valor. Coloque a sua toalha por cima e vá à água com toda a confiança. Ninguém se lembrará que enterrou os seus objetos de valor na areia. Mas atenção: seja discreto.

2. O saco vazio

Coloque os objetos de valor num saco de plástico por baixo da sua toalha de praia e, por cima, deixe o seu saco de praia aberto e vazio. Com este método, convém sempre ir deitando um olhinho para verificar que ninguém anda por ali a explorar o seu saco.

praia

3. A fralda

Coloque todos os seus pertences dentro de uma fralda limpa. No entanto, dobre-a como se tivesse sido retirada há pouco do bebé. Ninguém quererá explorar o conteúdo de uma fralda que pensam estar usada!

4. O vizinho

Escolha alguém que esteja perto de si na praia e peça-lhe para guardar as suas coisas, nem que seja apenas com um olhar, enquanto vai à água. Surpreendentemente, as pessoas a quem se pede ajuda tornam-se prestáveis e bastante confiáveis.

praia criancas

5. O nadador salvador

Peça ao nadador salvador da sua praia para manter as suas coisas debaixo de olho. A maior parte dir-lhe-á que o fará sem problema. Contudo, deve ter em atenção ao facto de que, se houver alguma emergência, os seus pertences passarão para segundo plano.

6. Os amarrados

Coloque os seus objetos de valor dentro de um saco e guarde-o na sua mochila ou saco de praia. Prenda ou amarre o seu saco aos seus chinelos, sapatos ou sapatilhas. Coloque-os com uma toalha por cima e espere que ninguém tenha tempo suficiente para andar a vasculhar e desamarrar os seu pertences.

praia telemovel

7. Os sapatos

Outra das dicas para não ser roubado na praia passa por utilizar o seu calçado – mas atenção, se for de chinelos ou havaianas esta já não é uma possibilidade! Aproveite a sua sapatilha e coloque bem lá no fundo os seus pertences. Se levou meias, melhor ainda, coloque dentro das meias e as meias dentro dos sapatos. Este sítio improvável ajuda a manter distância de quem queira fazer um furto ou outro.

8. A caixa das toalhitas

À semelhança das fraldas , também a embalagem das toalhitas de bebé é um local bastante inusitado para colocar os seus pertences e por isso mesmo dificilmente será um alvo para um potencial ladrão. Leve duas embalagens de toalhitas: uma carregada com as verdadeiras toalhitas para o seu pequenino e outra vazia, onde colocará os seus pertences mais valiosos.

praia chapeu

9. Os turnos

Não é a solução mais agradável, verdade. Mas poderá ser das mais eficazes…uma das dicas para não ser roubado na praia passa por fazer “turnos”: foi para a praia em grupo de, digamos, seis pessoas? Então vão três de cada vez à água enquanto o outro trio se diverte nas toalhas a jogar às cartas ou a conversar. Passado um tempo, troquem as posições.

10. Proximidade do mar

Para diminuir a probabilidade de ser roubado na praia, outra das atitudes preventivas que pode tomar é colocar-se o mais próximo do mar possível. Desta forma terá visibilidade sobre as suas coisas enquanto toma uns banhos na água! Cuidado, não coloque tão perto de modo a que à mínima subida da maré, também os seus pertences vão ‘a nadar’…!

Evite ser roubado na praia sendo cauteloso e seguindo, fundamentalmente, uma regra importantíssima: se não precisa, não leve para a praia.

Veja também: