9 truques para fazer massas como um chef

Há 9 passos que precisa de conhecer para acertar nas massas e preparar pratos dignos de chef.

9 truques para fazer massas como um chef
A culinária italiana tem os seus segredos

Ainda que muito simples de preparar, as massas podem tornar-se num pesadelo na cozinha – e à mesa, para quem entende do assunto e não abre mão de uma verdadeira pasta italiana. Há 9 truques para fazer massas como um chef e apostamos que eles vão mudar por completo a sua experiência entre tachos.

9 truques para fazer massas como um chef

truques para fazer massas como um chef


1. Acerte na escolha dos ingredientes

Para cozinhar qualquer prato, deve priorizar a qualidade dos ingredientes e com o macarrão não é diferente; dê preferência aos produtos frescos.


2. Não tenha medo do sal

Na altura de fazer a sua massa, não tenha medo de salientar o sal na água. Os especialistas na arte da culinária indicam 1  1/2 colher de sopa de sal para cada 500 gramas de massa, ou para cada litro de água. Mas atenção: se o seu molho já tiver um paladar muito apurado, vai ter mesmo de ajustar esta quantidade – e aí, o segredo é experimentar e confiar no seu gosto.


3. Água abundante e nada de óleo

Para fazer massas utilize sempre muita, muita água – isso vai evitar que a massa fique colada. Não use óleo, pois ele altera o sabor da receita e, para evitar enganos, basta apenas que mexa a massa algumas vezes.

Quando a massa começar a cozinhar, utilize um garfo para soltar os fios.


4. Aposte no “faça você mesmo”

Sabe aquele veho conselho que diz que tudo que é caseiro sabe melhor? Neste caso, esta é a maior das verdades – e por que não apostar numa massa feita em casa, com os melhores ingredientes? Tome nota da receita simples:

Junte 100 gramas de farinha 00 e 1 ovo, e faça a massa com as mãos, amassando bem. De seguida, enrole a massa e deixe descansar por alguns minutos. O próximo passo é cortá-la como desejar e voltar a deixar descansar. 400 gramas de massa é a quantidade suficiente para servir até 7 pessoas, pois a massa cresce a olhos vistos.


5. A massa é pronta? Coza menos

A embalagem diz para cozer a massa por oito minutos? Então, coza na água por sete e conclua com um minuto na frigideira, já com o molho escolhido.


6. Utilize a água da cozedura para o molho

Depois de escorrer a massa, reserve um pouco da água da cozedura para fazer o molho e, desta forma, é certo que ele vai integrar-se melhor.


7. Não passe do ponto

Nunca deixe que a massa passe do ponto durante a cozedura. Todos os chefs de cozinha concordam que, neste caso, “menos é mais” e que cozinhar demais é algo imperdoável.


8. Escolha os molhos mais simples

Utilize poucos ingredientes para o molho. Experimente criar algo com manteiga, azeite, fiambre e espargos – nada mais. Coza a massa e, quando estiver pronta, transfira-a para um frigideira, deixando saltear por 30 segundos com estes ingredientes. Se achar necessário, utilize a água do cozimento da massa e delicie-se com o resultado.


9. Tenha especial atenção com frutos do mar

Vai criar um molho com frutos do mar ou rechear as suas massas? Então, não combine com sabores fortes ou o resultado será um prato confuso e pouco agradável ao paladar. Com frutos do mar, aposte em queijos frescos ou mozzarela fresca.

Veja também: