Poché, fritos ou mexidos? Truques para fazer os ovos perfeitos

São versáteis e verdadeiras fontes de sabor, quando bem preparados. Vamos aprender os segredos e truques para fazer os ovos perfeitos?

Poché, fritos ou mexidos? Truques para fazer os ovos perfeitos
Uma, duas... Três formas incríveis de saborear os seus ovos

Estão sempre à mão, são saudáveis, económicos e verdadeiras fontes de sabor. Melhor ainda, há tantas formas de os preparar quanto a imaginação mandar. Estava à procura do mote perfeito para se arriscar a cozinhá-los? Então, está no sítio certo, pois vai descobrir quais são os truques para fazer os ovos perfeitos e, garantimos: não se vai arrepender de espreitar (e testar).

Experimente, comprove e delicie-se!

Truques para fazer os ovos perfeitos

truques para fazer os ovos perfeitos

Três formas incríveis de fazer e saborear os ovos, passo a passo.


Ovos fritos

1º passo: comece por aquecer uma frigideira, em lume médio, com um fio (generoso) de óleo;

2º passo: quebre delicadamente o ovo – e não mexa. De seguida, tempere os ovos com sal e pimenta moída a gosto;

3º passo: agora, o segredo é estar atento ao ponto exato que prefere. Lembre-se: quanto mais tempo na frigideira, mais firme ficará a gema. Por outro lado, a clara não depende do tempo, mas sim da intensidade do lume. Para ter claras uniformes, aposte sempre no lume médio.


Ovos mexidos

1º passo: a dica é apostar em dois ovos para fazer uma porção deste petisco. Para começar, bata os ovos numa taça e, de seguida, adicione uma colher de sopa de água.

2º passo: o próximo passo é aquecer uma frigideira em lume médio, com um fio generoso de óleo. Quando estiver quente, despeje o preparado e só comece a mexer quando os ovos começarem a cozer;

3º passo: quer ter ovos mexidos bem cremosos? Então, basta retirar do lume um pouco antes de chegar ao ponto desejado.


Ovos poché

1º passo: numa panela com água a ferver, sem grandes borbulhas e em lume médio, adicione 1/4 de chávena de vinagre;

2º passo: com uma faca – ou colher -, mexa bem a água, de forma a criar um remoinho. Nesta altura, quebre o ovo mesmo no centro desse remoinho;

3º passo: aguarde que o ovo suba à superfície da água – deve demorar cerca de 5 minutos. De seguida, retire o ovo da panela com a ajuda de uma escumadeira. Adicione o sal apenas no final, na altura de servir.

Agora que já sabe quais são os segredos para ter os ovos perfeitos, está na altura de testar as nossas sugestões e, claro, deliciar-se. Bom apetite!

Veja também: