Truques para saber se a fruta está madura

Na hora de escolher a fruta para levar para casa, é preciso conhecer as características de cada uma para saber quando a fruta está madura: conheça os truques.

Truques para saber se a fruta está madura
Técnicas infalíveis para 8 tipos de fruta

Uma das principais dificuldades na hora de ir às compras é saber quando a fruta está madura. É uma grande desilusão chegar a casa e verificar que ou a fruta está verde e não pode ser consumida, ou está demasiado madura e também não pode ser consumida.

Algumas pessoas pensam que basta apalpar a fruta e ter a certeza de que está mole para ser garantia de que está madura. Mas isto não é verdade, não só porque não se aplica a muitos tipos de fruta, como também temos que contar que algumas peças estão moles precisamente porque muitas pessoas já as andaram a apalpar.


Fruta madura: oito truques para oito frutos


1. Ananás

A técnica a aplicar ao ananás, ou abacaxi, prende-se com os sentidos do olfato e da visão. Não precisa de andar às apalpadelas. Se estiver com uma cor dourada, não completamente verde, significa que o ponto de maturação é o ideal. Aliado à cor, deve também existir um cheiro adocicado (principalmente na base) e não avinagrado.


2. Meloa

A meloa é um fruto delicioso, mas uma desilusão se estiver verde. Neste caso, para se assegurar de que a fruta está madura, ela deve cheirar a doce, ser pesada e estar ligeiramente mole nas pontas. Um cheiro demasiado doce e as pontas demasiado moles indicam que já está podre. Se estiver leve e dura é porque ainda está verde.


3. Melancia

Neste fruto é muito importante dar umas pancadas na casca: se ouvir um barulho oco é porque está madura. Deve também verificar se a base está ligeiramente amarelada e que está pesada (quanto mais madura, mais água).


4. Manga

Na manga, a regra do toque aplica-se na perfeição: não deve pressionar nenhum ponto em particular, mas sentir o seu corpo na totalidade. Está madura se estiver ligeiramente mole. Pode também cheirar o pedúnculo - está madura se apresentar um cheiro agradável da fruta.


5. Morango

A técnica a usar para saber se o morango está maduro é relativamente consensual e conhecida: se estiver bem vermelhinho, está maduro. Contudo, não se esqueça de o cheirar. Se não tiver nenhum aroma, provavelmente não será muito saboroso.


6. Abacate

Tal como com a manga, ao abacate deve ser aplicada a técnica do toque. Se o sentir ligeiramente mole, usando as palmas das mãos e não os dedos, significa que está maduro.


7. Pêssego

No caso dos pêssegos é essencial observar com muita atenção. À medida que amadurece, o pêssego ganha uma cor amarelada que passa depois a avermelhada. As partes amareladas apanharam menos sol e as avermelhadas mais sol. Verifique que só existem estas duas cores no fruto, garantindo que não há cor verde nem junto ao pedúnculo.


8. Ameixa

A ameixa está madura quando a pele estiver suave e macia. As cores variam, por isso não servem de indicador. Não deve comprar ameixas que tenham a pele enrugada, dura ou mole.

Usando estas técnicas, saberá que está a levar os frutos mais maduros e saborosos.

Veja também: