6 truques para se manter acordado em viagens longas

Pequenos truques como abrir as janelas e beber muita água fazem com que se consiga manter mais acordado em viagens longas, o que o ajudará a evitar acidentes.

6 truques para se manter acordado em viagens longas
Aprenda a manter-se acordado em viagens longas

Nem sempre é evidente quando estamos demasiado cansados ou sonolentos para conduzir. A National Sleep Foundation indica alguns fatores sintomáticos de um estado de cansaço na condução, como ter dificuldade em concentrar-se, pestanejar muitas vezes e/ou ter os olhos pesados.

Ter dificuldades em recordar-se dos últimos quilómetros por onde passou, como sinais e saídas e em manter a cabeça erguida também é um indicador de cansaço.

Comportamentos mais óbvios como começar a sair da faixa de rodagem, bocejar constantemente ou massajar os olhos, e outros menos evidentes como ter pensamentos aleatórios e dispersos e sentir-se inquieto e irritado, também são sinais de que deve parar e descansar um pouco.

Os melhores truques para se manter acordado em viagens longas

1. Durma uma sesta antes de começar a viagem

Mesmo que durma durante menos de uma hora, é o suficiente para o corpo descansar o suficiente para aguentar melhor uma viagem longa. Se necessário, pare o carro e faça uma sesta de 20 minutos. Não tente lutar contra a fadiga.

2. Coma uma refeição saudável

Comer fast food antes de uma longa viagem pode ser tentador e conveniente, mas a gordura, o sal e o açúcar deixa-no mais cansado. Deve fazer uma refeição saudável, com hidratos de carbonos complexos e proteína, o que vai melhorar a sua resistência. Cereais, fruta e legumes (e alimentos ricos em vitamina B e C) são exemplos de alimentos que o ajudam mais nesta situação.

3. Mexa-se

Sempre que estiver cansado, pare o carro, mexa-se e faça alongamentos. Como esteve sentando muito tempo na mesma posição, deve mover-se e andar um pouco para manter o sangue a circular bem: isto vai ajudar a que tenha mais energia.

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4. Aumente o volume do rádio

Pôr a música do rádio do carro mais alta (mas não demasiado, porque pode distraí-lo dos outros ruídos da estrada) ajuda a combater o cansaço e a sonolência. A música afeta o seu estado de espírito o que, por sua vez, está associado ao seu nível de fadiga. O tipo de música que ouve também pode ajudá-lo a ficar mais animado, o que combate a sonolência e acaba por lhe dar alguma energia.

5. Abra as janelas

Pode ajudar, especialmente se estiver frio lá fora. A entrada de ar frio vai chocar um pouco o seu corpo, fazendo com que os seus sentidos fiquem mais alerta. Ainda que seja uma solução temporária, de vez em quando, ajuda a mantê-lo mais desperto.

6. Mantenha-se hidratado

A desidratação anda de mãos dadas com a fadiga. Para além disso, se estiver sempre a beber água, vai ter mais probabilidades de querer ir à casa de banho. Isto vai obriga-lo a parar mais vezes e, como consequência, a fazer com que fique mais acordado.

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Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.

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