7 truques essenciais para tratar da roupa

Tratar da roupa corretamente está ao alcance de alguns bons - e pequenos - hábitos. Descubra-os e preserve a sua por mais tempo. 

7 truques essenciais para tratar da roupa
Dicas úteis para roupa sempre impecável

Não importa se é uma verdadeira dona de casa ou começou agora a morar sozinho. Há certos truques para tratar da roupa que são sempre válidos e extremamente úteis. Conheça o nosso top 7.
 

7 dicas para tratar da roupa como uma profissional

 

1. Preste atenção às etiquetas

Verifique sempre as indicações de lavagem e secagem presentes nas etiquetas, especialmente se a peça for confecionada num material mais delicado como lã ou seda. Algumas roupas só podem ser lavadas à mão, a seco, ou a muito baixas temperaturas. Outras há que só podem ser passadas do avesso. Ler as etiquetas pode poupar-lhe o azar de estragar a sua camisola preferida. 
 

2. Separe antes de lavar

Tratar da roupa convenientemente exige que a separe por materiais e cores, para que depois possa ajustar a temperatura da máquina, programa e detergentes às especificidades de cada uma dessas tipologias: delicadas, resistentes, de cor, brancas e escuras são algumas das categorias de organização das peças de roupa. A maior parte dos têxteis pode ser lavada a frio, o que contribui para uma maior poupança na conta da eletricidade.


Veja também: Como escolher a máquina de lavar roupa

 

3. Saiba como tratar nódoas difíceis

Dependendo do tipo de nódoa, pode aplicar diretamente um pouco de detergente antes de colocar a peça na máquina, preparar uma mistura de água e lixívia delicada e aplicar na nódoa (nas peças que o permitam, claro) ou, ainda, usar o velhinho sabão azul para ‘’corar’’ a peça humedecida ao sol antes de a lavar.
 

4. O detergente importa

Respeite as quantidades mencionadas nas embalagens dependendo da carga do tambor e da dureza da água e utilize os produtos certos para cada fim. Acredite que existe um motivo para haver detergentes específicos para lãs ou roupa escura, por exemplo.

 

5. Encha a máquina a ¾

Desta forma, a roupa não fica demasiado apertada e a remoção eficaz das nódoas é facilitada. Além disso, uma máquina menos cheia, aliada a uma velocidade de centrifugação mais baixa, vai deixar a roupa com menos vincos, logo mais fácil de passar a ferro.


Veja também: Como poupar na lavandaria

 

6. Depois de lavada

não deixe a roupa no tambor muito tempo para não criar maus cheiros, sacuda-a bem antes de a colocar no estendal e tente aproveitar as costuras da roupa ao colocar as molas, para que as peças não fiquem marcadas. Ao tratar da roupa escura, não se esqueça de a virar sempre do avesso para evitar que as peças fiquem manchadas ou desbotadas pelo sol. 
 

7. Apanhe a roupa da corda ainda ligeiramente humedecida

Para evitar que o tecido fique duro e o passar a ferro se torne mais difícil. Se não tiver oportunidade de apanhar a roupa de imediato, borrife-a com água perfumada antes de passar. Para além de estar a tratar de roupa, vai deixá-la com um cheirinho irresistível!


Veja também: