Tuberculose: sintomas, transmissão e tratamento

A tuberculose é uma doença infeciosa que ainda hoje mata muita gente. Conheça aqui as principais formas de contágio e os seus sintomas.

Tuberculose: sintomas, transmissão e tratamento
Doença infeciosa com taxade mortalidade elevada

A tuberculose tem origem no bacilo de Koch, bactéria que tem um metabolismo lento – razão pela qual podem passar meses entre o contágio e o aparecimento da doença.

Até meados do século XX não havia tratamento eficaz para esta doença. A mortalidade dos doentes com tuberculose pulmonar rondava os 50%. Mas têm sido descobertos vários fármacos para o tratamento desta doença, embora continue a ser fatal.

A Organização Mundial de Saúde considera que esta doença é uma das principais causas de morte no mundo.

Tuberculose: principais sintomas

  • Febre entre os 37,5 e os 38 graus Celsius;
  • Tosse atípica que às vezes é acompanhada por expectoração, embora escassa;
  • Tosse que se prolonga sem causa conhecida, durante mais de três semanas;
  • É possível expelir sangue juntamente com expectoração;
  • Cansaço total.

Tuberculose: formas de transmissão

O risco de contágio é mais elevado para quem frequenta  espaços onde se encontram outros doentes. Os locais fechados, mal ventilados e pouco iluminados são os locais mais propícios à transmissão da bactéria.

A transmissão ocorre, quase exclusivamente, de pessoa a pessoa, através da inalação de gotículas que contêm o bacilo. Estas gotículas fixam-se nos pulmões. A partir desse momento, ou as defesas do organismo conseguem suprimir os bacilos e não ocorre doença ou as bactérias ultrapassam essas defesas, instalando-se a infeção. Por vezes, as defesas não conseguem eliminar o bacilo, mas conseguem mantê-lo inativo durante anos ou, mesmo, toda a vida.

Contudo, as partículas podem atingir outros órgãos, como os gânglios, meninges, pericárdio, ossos, rins, pele ou intestinos. Estas formas de tuberculose não são, em regra, contagiantes.

Tuberculose: formas de tratamento

Por norma, o tratamento da tuberculose dura seis meses. Este consiste na toma diária de quatro medicamentos em comprimidos, durante dois meses seguidos. Depois deverá tomar outros dois medicamentos nos quatro meses seguintes. Deve ser cumprido na íntegra.

Veja também: