Tudo o que deve saber acerca dos rolamentos do carro

Os rolamentos desempenham um papel importante no carro. Esteja atendo a chiadeiras pois pode estar na hora de mudá-los. Fique a saber tudo sobre rolamentos.

Tudo o que deve saber acerca dos rolamentos do carro
Saiba quando trocar e como cuidar deles

Uma boa viagem faz-se nos mais variados transportes, desde o avião, ao mítico comboio, de moto, e também de carro, mas a lista não fica por aqui.
O carro é dos transportes mais utilizados para as pequenas viagens, mas por vezes um pouco mais longas, fazendo Portugal de Norte a Sul. Há veículos que quase todos gostaríamos de conduzir. Fica a dica para experimentar fazer a Costa Alentejana na primeira versão da Volkswagen Transporter, a histórica pão-de-forma.
Para rolar sem preocupações é necessário ter todo o conjunto a funcionar, e neste aspeto os rolamentos são muito importantes pois podem estragar toda a viagem.

Como cuidar


Os rolamentos não têm manutenção visto que são selados, desta forma deve apostar na prevenção.

•    Tenha uma condução cuidada, ou seja, evite passar lombas a altas velocidades e acertar em buracos ou em caixas de saneamento cuidadosamente colocadas no local de passagem das rodas.

•    Opte por estradas mais regulares, isto é, se houver vias em alcatrão prefira esse caminho a percursos em terra ou com paralelo irregular, visto que a trepidação excessiva pode danificar os rolamentos. 

•    Se tem um citadino ou carro familiar não se aventure em incursões TT. E os saltos, apesar de extremamente divertidos, pedem um carro preparado para o efeito. Se optar por voar momentaneamente saiba que a fatura pode ser elevada. Muito provavelmente, os rolamentos constarão do recibo, mas não vão estar sozinhos. Para saltar, deixe o seu carro no parque e aventure-se numa piscina com os amigos.

Quando trocar


Os rolamentos não fazem parte dos componentes automóveis que é necessário trocar periodicamente, como os pneus, as escovas limpa vidros, o óleo do motor, outros ainda. Os rolamentos podem duram 40 mil quilómetros ou até 200 mil, é uma incógnita, assim, apenas se faz a substituição dos mesmos quando estes apresentam uma anomalia. 
Pode perceber que está na hora de trocar os rolamentos quando ouvir uma chiadeira enquanto circula no carro, contudo esteja atento pois este ruído é semelhante ao dos pneus quando o piso da borracha está irregular.
Se ouvir este barulho enquanto conduz faça uma visita ao seu mecânico, que ele fará o despiste e encontrará o problema.

Em suma, o segredo está no tipo de condução que adotar, se conduzir com mais cuidado e evitar percursos sinuosos consegue aumentar a vida dos rolamentos do seu carro, caso contrário poderá fazer visitas ao seu mecânico com mais regularidade.
Acima de tudo aproveite a viagem sem chiadeiras e sempre com boa companhia.

Continuar a Ler