Madrid: tudo sobre o bairro Lavapiés

Vai visitar a capital de "nuestros hermanos"? Quer sugestões para passeios e visitas que fujam ao óbvio? Então venha conhecer o bairro Lavapiés de Madrid.

Madrid: tudo sobre o bairro Lavapiés
Multicultural e castiço: é assim o bairro Lavapiés

Neste roteiro, damos-lhe a conhecer o bairro Lavapiés de Madrid. Fica na zona sul do centro da cidade, não muito longe da famosa Puerta del Sol, e é a zona que apresenta maior diversidade cultural: um caldeirão de nacionalidades que o torna o mais exótico bairro da capital espanhola. 

Tudo indica que Lavapiés foi até ao século XV o bairro judeu de Madrid e há até uma lenda que diz que o seu nome vem do ritual de lavagem dos pés que os judeus cumpriam antes de entrar numa sinagoga que ali existia. Consta que quando os judeus foram alvo de expulsão, muitos se converteram ao cristianismo e trocaram de nome para poderem permanecer no bairro, passando a chamar-se Manuel ou Manuela, e ainda hoje os habitantes de Lavapiés são conhecidos por “manolos”.

Mas esta é apenas uma das curiosidades deste bairro eclético e enérgico, com uma atividade associativa, cultural e boémia incrível, e onde residem pessoas de 88 países diferentes. Em Lavapiés há a zona do Bangladesh, há uma Chinatown e uma mini-África, por exemplo, e todas se articulam de forma harmoniosa com a essência castelhana. Sem esquecer, que é aqui que está instalado o internacionalmente aclamado Centro de Arte Reina Sofia.
 

Em Madrid, no bairro Lavapiés, não perca...

 

Plaza Lavapiés

Plaza Lavapiés

É o ponto nevrálgico do bairro e contrasta com a maioria das suas ruas, algo íngremes e labirínticas, por ser um espaço mais amplo e desafogado. Pode chegar aqui de metro - há uma estação mesmo na praça - e aconselhamos que parta daqui à descoberta dos vários mundos e das várias experiências que o pitoresco bairro de Lavapiés tem para oferecer.



La Tabacalera

Lavapiés, fruto do intercâmbio de culturas e mentalidades, é uma zona efervescente em termos artísticos. O centro cultural alternativo La Tabacalera é um dos frutos deste espírito irrequieto. Está instalado numa antiga fábrica de tabaco, um edifício de elevado valor histórico. É um espaço de “cultura livre”, aberto à intervenção e participação de todos. A programação é por isso eclética e vai desde concertos a exposições, de performances a mercados pop-up, entre outros eventos.​
 


Calle Argumosa

Em Madrid, dizem que não há sinal mais certeiro de que a primavera chegou, que o renascer anual das esplanadas na rua Argumosa. São bares, cafés e restaurantes em filas contínuas de ambos os lados da rua, criando um movimentado cenário bastante original e apetecível.

Desde tabernas tipicamente espanholas a bares e restaurantes com sabores de outras partes do mundo, aqui há de tudo para proporcionar momentos de pura descontração às centenas de grupos de amigos que se juntam nesta rua, nomeadamente aos fins de semana. Definitivamente, um hotspot da movida madrilena.



Mercado de San Fernando

Típico, aromático e colorido, o mercado de San Fernando convida a entrar e a deixar-nos levar pela sua azáfama diária característica, mas onde também é possível relaxar e provar deliciosas iguarias. Para além da diversidade de artigos frescos, dos produtos alimentares artesanais e de lojinhas diversas, há também bancas de comida despretensiosa mas cheia de sabor e a preços bem simpáticos. Se lhe derem as saudades de Portugal, vai poder matá-las aqui, no espaço Mercadillo Lisboa.
 


La Casa Encendida

La Casa Encendida

Outro projeto bastante interessante em Lavapiés é o centro social e cultural La Casa Encendida - em português, “a casa em chamas” - um espaço que os responsáveis definem como “aberto e dinâmico, para todos os públicos, onde convivem algumas das expressões artísticas mais vanguardistas com atividades educativas, de reflexão e de debate, que giram em torno das suas quatro áreas de atuacão: Cultura, Solidaridade, Meio Ambiente e Educação”. Confira a intensa programação, ainda que a visita ao edifício valha por si só.
 


Centro de Arte Reina Sofía

O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um dos mais importantes museus de Espanha – e um dos mais conceituados do mundo, sendo por isso de visita imperdível. Se não, veja: é aqui que está exposto o mais famoso quadro de Pablo Picasso - “Guernica” - em que o artista quis retratar os horrores da guerra civil espanhola, e reúne ainda obras icónicas de Salvador Dalí, Miró, Francis Bacon, Roy Lichtenstein e Mark Rothko, entre muitos outros. Juntamente com o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza, situados a pouca distância, forma o “triângulo de ouro da arte de Madrid”.



Festas de San Lorenzo

San Lorenzo Fiesta

Ainda que Lavapiés seja animado durante todo o ano, é por alturas das festas de San Lorenzo que o bairro se transforma num destino de romaria obrigatória para qualquer madrileno ou fostasteiro na cidade. O dia mais importante é o 10 de agosto, mas as atrações começam logo no início do mês. A diversão está garantida por inúmeras iniciativas, mas destacamos os concertos gratuitos, o concurso para ver quem faz a melhor omolete espanhola e os bares de rua onde há limonada à borla. 



Tapapiés

Tapas Tapapiés

Já se sabe que os espanhóis em geral, e os madrilenos em particular, são loucos por tapas. Em Lavapiés, todos os anos, há um evento na segunda quinzena de outubro dedicado às tapas... internacionais! Fazendo jus às múltiplas influências que se podem viver no bairro, Lavapiés organiza esta rota anual de petiscos que chama milhares de pessoas aos seus bares e restaurantes, para provarem tapas de pelo menos 24 países diferentes. Cada tapa custa cerca de 1 euro e o difícil é ter barriga para prová-las todas!
 


Bollywood

Mais um festival de Lavapiés, que resulta da presença de outras culturas no bairro que não a castelhana. No primeiro fim de semana de junho, a comunidade indiana convida moradores e visitantes a mergulhar nas suas tradições, com diversos espetáculos, bancas de comida, sessões de cinema e mercado de artesanato indiano.
 


Comer em Lavapiés



Dormir em Lavapiés


Se gostou deste bairro, conheça mais sobre Madrid no nosso roteiro de três dias na cidade.

Veja também: