Tuning em carros elétricos: sim ou não?

É possível fazer tuning em carros elétricos, mas com moderação e evitando modificações no motor e no chassis.

Tuning em carros elétricos: sim ou não?
Dicas para personalizar o seu carro elétrico

A moda de personalizar o automóvel por dentro e por fora, criando modelos que são completamente diferentes daqueles que saem da fábrica, começa a ser cada vez mais comum.

Chama-se tuning a tendência que leva muitos condutores a gastarem tempo e dinheiro a personalizar um carro ao seu gosto. Mas será que é possível fazer tuning em carros elétricos?

À partida a resposta é sim mas, claro, com algumas limitações. Por fora, o carro elétrico tem uma carroçaria que permite ser transformada com pinturas e até com a introdução de peças como o aleiron.

No entanto, “tunar” um carro pressupõe também o aumento da potência no motor. É nesta vertente que desaconselhamos que o proprietário faça alterações. Isto porque o desenvolvimento de carros elétricos ainda não atingiu o seu estado de maturidade, como tal, aumentar a potência deste tipo de motor só deve ser feito pelo fabricante, para assim evitar dissabores futuros.

Tuning em carros elétricos: o que deve (ou não) fazer


O nosso conselho é que tente personalizar o seu carro elétrico no exterior e no interior, mas que não faça alterações na motorização elétrica.

É importante também ter em atenção as modificações que vai realizar no exterior e que podem alterar a aerodinâmica e o peso do veículo. Não se esqueça que quanto mais força o motor elétrico precisar fazer para deslocar o carro, mais energia elétrica consome.

Pneus e as rodas

Se pretende trocar os pneus e as rodas, deve perguntar ao fabricante do automóvel ou a uma oficina especializada se o pode fazer. Por norma, não se deve alterar o diâmetro da roda, nem pode ultrapassar os limites dos para-lamas.

Suspensão e os travões

Não é recomendado fazer alterações nos travões originais do automóvel, nem mesmo usar suspensões com regulagem de altura. Essas recomendações dizem respeito, essencialmente, à segurança do veículo.

Mudanças de cor na carroçaria

A lei permite fazer modificações de cor no automóvel, porém, quando a pintura ou os adesivos cobrem mais da metade do carro, não se esqueça de atualizar o documento do veículo.

Acessórios

É possível adicionar acessórios como spoiler ou bodykit, mas atenção para que estas novas peças não atrapalhem a visão do condutor. Atenção que estes acessórios não devem exceder as medidas do carro.

Veja também: