O tuning em Portugal: história, locais e eventos

O tuning não é uma atividade nova. Em Portugal, desde a viragem do século, tem tido muita adesão. Descubra aqui como entrar neste mundo.

O tuning em Portugal: história, locais e eventos
Saiba mais sobre o tuning

O tuning tem muitas nuances. Tudo tem um ponto de partida – a origem ou a história. O objetivo passa por melhorar o carro, otimizá-lo, torná-lo mais bonito e apreciável tanto visual como mecanicamente.

História e conceito do tuning

É difícil precisar quando começou a ideia. A partir do surgimento do primeiros carros, tornou-se comum modificar o veículo para o tornar mais rápido ou bonito. O Ford T, um dos carros mais populares no início do século passado, foi também um dos mais alterados da história.

Porém, foi após a Segunda Guerra Mundial que se deu o grande “boom”. Os jovens americanos, regressados da Grande Guerra na Europa, decidiram melhorar os seus automóveis. É importante salientar que, nesta altura, a indústria norte-americana tinha dedicado os últimos anos a fornecer o “Velho Continente” e pouco na inovação. Até ao final do século, modificar carros ia-se tornar algo muito popular.

O tuning em Portugal

Como é sabido, o tuning em Portugal começou com alguns vídeos online de corridas na Ponte Vasco da Gama, mas ganhou outra dimensão após o lançamento do filme “Velocidade Furiosa” em 2001. O sucesso do filme e das suas sequelas vieram trazer maior adesão a este movimento.

tuning

Sites para começar

Os seguintes três sites podem ajudá-lo, de diferentes maneiras, a entrar no mundo do tuning:

1. Tuningonline.pt: serve para se informar acerca dos últimos eventos e novidades. É um portal de conteúdos sobre tuning;

2. Forum.autohoje.com: quem pensava que os fóruns estavam em desuso que se desengane. Este serve para discutir em que é que vale a pena investir para melhorar o seu carro;

3. Peças-auto.mister-auto.com: uma vez que está interessado em equipar o seu carro, pode encontrar aqui algumas peças que o ajudem e a preços bem razoáveis.

As redes sociais também têm os seus grupos. Basta pesquisar “tuning portugal” para encontrar algumas páginas no Facebook sobre o assunto.

Tuning, Stance e Street Race

De forma generalizada, as pessoas vêm o tuning como uma forma de melhorar o carro, quer a nível de comportamento do veículo, quer do ponto de vista visual.

Porém, não é assim tão simples. Se, por um lado, o tuning poder ser visto como algo mais visual, sendo hoje em dia considerado, por alguns, quase ultrapassado – sendo que o termo “xuning” (que provém do termo “chunga”) começou a ganhar maior relevo de forma depreciativa – o stance tornou-se um conceito usado para questões mais estéticas e de apreciação. Já o street race baseia-se em otimizar os automóveis para corridas.

Os principais eventos em Portugal

Dentro dos conceitos falados, há dois grandes eventos em Portugal. O Braga Internacional Tuning Motor Show – realizado este ano entre 11 e 13 de agosto – já vai na sua 14ª edição, enquanto o Tuning Party, realizou-se pela 15ª vez de 6 a 8 de julho.

Veja também:

Afonso Aguiar Afonso Aguiar

A experiência no jornalismo de Afonso Aguiar percorre o desporto nacional. No E-Konomista, são os automóveis que conduzem a pena.

Também lhe pode interessar: