Turismo rural: tudo o que precisa de saber

O que é, as condições em vigor, os apoios existentes… Se sempre sonhou dedicar-se ao Turismo Rural, então, este artigo é para si. Tiramos todas as dúvidas!

Turismo rural: tudo o que precisa de saber
Descubra as características para ter um negócio de sucesso

Turismo Rural consiste no conjunto de atividades, serviços de alojamento e animação a turistas, em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remuneração, em zonas rurais.

Estes empreendimentos devem integrar-se de modo adequado e harmonioso nos locais onde se situam, já que o objetivo é preservar, recuperar e valorizar o património arquitectónico, histórico, natural e paisagístico das respectivas regiões. Tudo isto enquanto se potencia o reaproveitamento e manutenção de casas, desde que se mantenha o mesmo género arquitetónico do espaço já existente. 

Visto pela perspetiva do desenvolvimento da região, o Turismo Rural é uma das atividades mais bem colocadas para assegurar a revitalização do tecido económico rural, sendo tanto mais forte, quanto mais potenciar e defender os recursos, a história, as tradições e a cultura de cada região.


Características de espaços de Turismo Rural

Os empreendimentos classificados como Turismo Rural devem respeitar alguns itens para viabilizar o negócio, nomeadamente:
  • Localização em espaços rurais entendidos como as áreas de ligação tradicional e significativa à agricultura ou ambiente e paisagem de caráter vincadamente rural
  • Ser considerado como um conjunto de atividades e serviços realizados e prestados mediante remuneração em zonas rurais, segundo diversas modalidades de hospedagem, de atividades e serviços complementares de animação e diversão turística, com vista a proporcionar aos clientes uma oferta completa e diversificada
  • Respeitar a dimensão e as características arquitetónicas e dos materiais construtivos típicos da região
  • Estar ligado às estruturas sociais tradicionais, isto é, as que conservam as características gregárias, os valores, modos de vida e de pensamento das comunidades rurais baseadas em modelos de agricultura familiar
  • Ser sustentável, na medida em que o seu desenvolvimento deve ajudar a manter as características rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos derivados do saber das populações e não ser um instrumento de urbanização
  • Ter algo diferente de acordo com a diversidade do ambiente, da economia e com a singularidade da história, das tradições e da cultura populares
  • Potenciar o acolhimento personalizado e de acordo com a tradição de bem receber da comunidade em que se insere.

 

Grupos de empreendimentos de turismo no espaço rural

O Turismo Rural pode enquadrar vários géneros de alojamento e tipologias diferentes, sendo, assim, classificados como:


Casa de campo

Imóveis situados em aldeias e espaços rurais que prestem serviços de alojamento a turistas e se integrem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, na arquitetura típica local.



Turismo de aldeia

Quando cinco ou mais casas de campo situadas na mesma aldeia ou freguesia, ou em aldeias ou freguesias contíguas, sejam exploradas de uma forma integrada por uma única entidade, podem usar a designação de turismo de aldeia, sem prejuízo de a propriedade das mesmas pertencer a mais de uma pessoa.



Agroturismo

São empreendimentos de agroturismo os imóveis situados em explorações agrícolas que prestem serviços de alojamento a turistas e permitam aos hóspedes o acompanhamento e conhecimento da atividade agrícola, ou a participação nos trabalhos aí desenvolvidos, de acordo com as regras estabelecidas pelo seu responsável.



Hotel rural

São hotéis rurais os hotéis situados em espaços rurais que, pela sua traça arquitetónica e materiais de construção, respeitem as características dominantes da região onde estão implantados, podendo instalar-se em edifícios novos que ocupem a totalidade de um edifício ou integrem uma entidade arquitetónica única e respeitem as mesmas características.

 


Financiamento para projetos de Turismo Rural

Os sistemas de incentivos Portugal 2020 e PDR 2020 e algumas linhas de crédito específicas para projetos de Turismo, apoiam o investimento na criação, expansão e requalificação de unidades de Turismo Rural. Os incentivos cobrem despesas com obras, aquisição de equipamentos e de mobiliário, despesas com projetos, decoração, desenvolvimento de website e de imagem corporativa; e quando a dimensão da unidade o justifica, despesas com a promoção direta no mercado internacional. Pode consultar toda a informação aqui.

O Turismo de Portugal disponibiliza ainda uma Linha de Apoio a Redes Wi-Fi, criada num quadro de crescente penetração da tecnologia, novos padrões de consumo, modelos de negócio e formas de organização da sociedade, com a consciência que a simplicidade e rapidez no acesso a conteúdos informativos são cada vez mais relevantes para os turistas.

O objetivo desta linha é disponibilizar Wi-Fi nos centros históricos e em zonas de afluência de turistas, maximizando assim a experiência em Portugal, ao mesmo tempo que se promove a gestão inteligente dos destinos e posicionando o turismo como líder no desenvolvimento de smart destinations, estimulando as empresas a inovar na relação com o cliente.

Existe também a Linha de Apoio ao Turismo Acessível, que visa a adaptação de espaços públicos, recursos e serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades especiais, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.



Turismo Rural e o papel na divulgação do património

O Turismo Rural é um fator de diversificação das atividades agrícolas, como um fator de pluriatividade, mas também de outras atividades económicas que dele são tributárias e que com ele interagem, como por exemplo o artesanato, a produção e venda de produtos tradicionais, de produtos agrícolas e géneros alimentícios. 

​Assim, é importante que o Turismo Rural seja pensado como forma de promoção, sim, mas de modo harmonioso e sustentado, no respeito pelas diferenças que caracterizam cada região e pelos requisitos de qualidade e de comodidade exigidos pela clientela que o procura.

O Turismo Rural apresenta características próprias, pouco tendo em comum com as modalidades convencionais de turismo. Com efeito, esta atividade tem como objetivo essencial, oferecer aos utentes a oportunidade de reviver as práticas, os valores e as tradições culturais e gastronómicas das sociedades rurais, beneficiando da sua hospedagem e de um acolhimento personalizado. Agora que já está informado, vai arriscar?

Veja também: