Publicidade:

Uber: como funciona e quais os serviços disponíveis

Dizemos-lhe tudo sobre a app que revolucionou o mercado dos transportes públicos. Saiba o que é a Uber, como funciona e quais os serviços que disponibiliza.

Uber: como funciona e quais os serviços disponíveis
Com a Uber pode poupar tempo e dinheiro

Vamos explicar-lhe tudo sobre a app para dispositivos móveis que o coloca em contacto com condutores e que o pode ajudar a poupar tempo e dinheiro na hora de se deslocar dentro da cidade. Saiba o que é a Uber e como funciona.

Uber: como funciona o serviço de transporte


uber

O que é?

Imagine que saiu do trabalho, tem um encontro do outro lado da cidade e não tem como se deslocar até lá. Com esta aplicação, cada utilizador pode “solicitar, viajar e pagar” através do dispositivo móvel, como anunciado no site oficial. Sim, é verdade, a Uber faz isso tudo.

Com esta aplicação, pode solicitar um serviço da Uber, usufruir do mesmo e depois pagar diretamente com o seu smartphone. E é devido à facilidade com que funciona que a Uber tem conquistado uma legião de fãs, tornando-se uma grande dor de cabeça para os taxistas. Mas, já vamos saber mais porque, em primeiro lugar, é preciso registar-se. Fique atento e descubra como.

Uber: como funciona?

Antes de tudo, fique já a saber que em Portugal há serviços da Uber em Lisboa, no Porto, em Braga e, até, no Algarve. Mas a aplicação é internacional e também funciona lá fora. Depois de fazer o download da aplicação para iOS, Android ou Windows Phone está na altura de começar a viajar.

Em primeiro lugar, pode escolher qual o tipo de serviço que pretende e, dependendo daquilo que requisitar, vai acabar por variar a tarifa, o conforto, o tempo… Em Portugal, infelizmente, apenas os cinco primeiros estão disponíveis nas quatro zonas com serviços Uber. Confira.

1. UberX: o mais económico, no qual pode viajar num carro comum, daqueles que costuma ver no dia a dia. Está disponível em Lisboa, no Porto e no Algarve;

2. UberBlack: o serviço que lançou a empresa envia um automóvel sedan ou berlina para o local onde se encontra. Disponível em Lisboa;

3. UberPool: para quando há várias pessoas a seguirem para o mesmo caminho. Disponível apenas em algumas zonas de Lisboa;

4. UberGreen: um serviço 100% eléctrico e disponível em Lisboa e no Porto;

5. UberXL: para grupos maiores. Disponível no Algarve;

6. UberSUV: com espaço para 6 pessoas, este serviço disponibiliza um SUV para a deslocação;

7. UberLux: como o próprio nome diz, este é o serviço de luxo da Uber;

8. UberTaxi: funciona com um taxista que tenha um acordo com a Uber.

utilizar uber

Geolocalização e estimativa de tarifa

A aplicação utiliza a sua geolocalização para saber onde se encontra naquele preciso momento. Não há problema de não conhecer o nome da rua ou do local onde se encontra, pois a aplicação Uber sabe logo.

Definida a partida, pode então pedir à aplicação uma estimativa da tarifa, partilhando também o local para onde pretende deslocar-se.

Depois, é só ficar à espera até que algum condutor associado ao serviço Uber aceite ir buscá-lo ao local onde se encontra. Vai acabar por receber o nome do seu motorista, a classificação do mesmo e vários detalhes essenciais, como o número de telefone, caso precise de o contactar antes, assim como a matrícula do carro (que pode partilhar com um amigo ou familiar para que saibam com quem vai viajar).

Quer mais uma vantagem? Pode esperar pelo seu Uber sem estar sempre a olhar pela janela: vai receber uma mensagem a avisá-lo que o seu motorista está a chegar.

No final da viagem, ninguém precisa de trocar notas ou moedas. É tudo muito fácil, uma vez que a aplicação permite pagar logo através do cartão multibanco associado ao seu dispositivo móvel. Só tem de avaliar a prestação do motorista (se quiser) e pagar através da aplicação. Não precisa de pedir fatura, já que ela chega pouco depois à sua caixa de e-mail.

Agora já sabe como funciona a Uber. É muito fácil, rápido e cómodo.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.