Ubuntu: o que saber sobre este sistema operativo

O Ubuntu é um sistema baseado em Linux que é suportado por uma grande comunidade de utilizadores. É gratuito e altamente personalizável.

Ubuntu: o que saber sobre este sistema operativo
O Ubuntu é um sistema baseado em Linux

O Ubuntu é um sistema operativo open source e gratuito, que consiste numa distribuição do Linux. Ubuntu é uma palavra africana que significa “humanidade para os outros” e “eu sou o que sou porque todos somos”.

Este sistema operativo surgiu em 2004, tendo sido criado por um pequeno grupo de developers, que usou scripts debian para que este sistema pudesse funcionar em computadores de secretária.

Ubuntu e o espírito colaborativo

A essência do Ubuntu é a comunidade que o sustenta (chamada FLOSS), o espírito de colaboração associado à sua utilização.

Existem centenas de distribuidores de Linux no mundo, sendo que muitos são gratuitos e têm comunidades de utilizadores que dão apoio e se guiam uns aos outros. Mas instalar um distribuidor gratuito de Linux com limitações de suporte pode ser intimidante para o utilizador comum. É aí que o Ubuntu entra.

O Ubuntu é distribuído por uma empresa chamada Canonical, fundada pelo filantropista Mark Shuttleworth. A missão da Canonical é providenciar uma plataforma de software que seja grátis para os developers e para os utilizadores.

Em vez de cobrar pelo sistema operativo, a Canonical providencia apoio técnico para os seus produtos. Também ajuda as empresas e organizações a desenhar sistemas informáticos que sejam eficientes e económicos.

Sendo o Ubuntu um sistema de open source, os utilizadores têm acesso livre ao código, podendo alterar o mesmo, ajudando a melhorar o sistema para todos.

O Ubuntu é então uma comunidade global e um projeto coletivo de software. Pessoas de todo o mundo podem partilhar gratuitamente o seu tempo e capacidades para:

  • Testar bugs de software;
  • Escrever documentação de utilizador;
  • Desenhar artwork;
  • Dar feedback acerca do Ubuntu ou simplesmente passar a palavra acerca deste sistema operativo.

programar ubuntu

As vantagens de usar Ubuntu

1. User-friendly

Tal como o Windows, o Ubuntu é muito fácil de instalar e qualquer pessoa com conhecimentos básicos de informática consegue instalar e usar o Ubuntu sem dificuldades. Ao longo dos anos, a Canonical tem melhorado a experiência de computador de secretária e polido a interface do utilizador.

2. Gratuito

É uma das grandes razões para usar o Ubuntu. Fazer o download, a instalação e a utilização é totalmente gratuito.

3. Seguro

É errado dizer que o Ubuntu é 100% imune a vírus, mas em comparação com o Windows, os riscos são altamente reduzidos. Também poupa o utilizador à instalação de antivírus.

4. Personalizável

A liberdade para personalizar o sistema operativo de acordo com as necessidades é uma das maiores vantagens do Ubuntu. Pode-se mudar qualquer coisa e experimentar. Ferramentas como o Compiz podem ajudar a tornar a experiência do Ubuntu ainda mais personalizável.

5. Comunidade de apoio

Tal como outros projetos baseados em Linux, o Ubuntu é suportado por uma comunidade bastante sólida. Pode-se ir pedir ajuda online e consultar fóruns para ter resposta a qualquer tipo de questão relacionada com estes sistemas.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.