5 coisas a fazer no último dia de trabalho

Sabe como agir no seu último dia de trabalho? Apresentamos-lhe 5 dicas sobre o que não deve deixar de fazer, de modo a sair pela porta grande.

5 coisas a fazer no último dia de trabalho
5 dicas a seguir

Último dia de trabalho – o momento esperado chegou! No entanto, a ansiedade pode ser tanta que se pode esquecer de se focar no que deve ser feito antes de sair pela porta pela última vez. É crucial que torne o seu último dia de trabalho produtivo, preparando-se para avançar com sucesso rumo ao futuro.

Lembre-se que leva consigo o seu histórico de trabalho pela vida fora. É, por isso, fundamental, que deixe uma boa imagem junto do seu empregador. Aliás, até ao momento em que sai pela porta pela derradeira vez, é ele que ainda lhe paga o salário e, decerto, merece toda a consideração até ao último momento. É também ele que poderá dar boas ou más referências suas no futuro. Até ao último momento, tudo conta!

O que fazer no último dia de trabalho

1. Troque informações de contato

Ao despedir-se dos seus companheiros de trabalho e dos seus superiores, não se esqueça de deixar com eles o seu contacto telefónico e o seu endereço de correio eletrónico, para que saibam como chegar até si.

2. Analise despesas que ainda lhe devem

Não deixe o seu atual emprego com despesas por compensar. Se o seu atual empregador lhe deve dinheiro relativo a despesas, como refeições, bilhetes, etc., apresente a situação antes de sair, para que possa receber a quantia correspondente.

profissionais

3. Passe o seu conhecimento à pessoa que o substituirá

Antes de sair, certifique-se de que passa ao seu substituto todas as informações necessárias sobre a empresa e dados ligados à sua atividade dentro da mesma.

Deixe também o seu contacto com a pessoa que o substituirá, para que possa tirar qualquer dúvida consigo. Lembre-se de que é crucial que a sua saída não seja prejudicial à empresa.

4. Solicite uma reunião com o seu empregador

No seu último dia de trabalho, saia pela porta grande! Para tal, é importante que tenha uma última reunião com o seu superior, de modo a com ele deixar as suas últimas impressões sobre a área em que trabalhava, dando sugestões e mostrando que, apesar de estar de saída, se sente grato pelo caminho que percorreu na empresa e pela oportunidade.

5. Dê tudo por tudo até ao último minuto

Defina um objetivo para o seu último dia de trabalho. Mostre ao seu superior que se importa até ao fim e alcance um objetivo de trabalho, mesmo estando de saída. Será, com toda a certeza, valorizado, e deixará uma excelente impressão.

Estas são as 5 dicas que lhe deixamos sobre o que de mais essencial não deve deixar de fazer no seu último dia de trabalho.

Veja também:

Continuar a Ler
Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.