Uma experiência de couchsurfing em Portugal

A italiana Paola, de 20 anos, viajou pela Europa com uma amiga este verão, com o objetivo de conhecer o máximo das culturas locais, sem gastar muito dinheiro.

Uma experiência de couchsurfing em Portugal
Couchsurfing e turismo solidário num só

Foi à conta desse ideal de poupar para poder ver mais que descobriram uma forma de alojamento diferente e barata e alinharam na primeira experiência de couchsurfing


Uma experiência de couchsurfing em Lisboa

Até chegarem a Lisboa as duas amigas já tinham passado por Roma, Madrid, Barcelona e Paris, sempre com boas experiências em sofás alheios. Ao chegarem à nossa capital o processo repetiu-se, procurarando alguém que gentilmente lhes cedesse o seu sofá em troca de companhia e partilha de conhecimentos. Foi nessa pesquisa que encontraram a Rita que estava sozinha por aqueles dias na casa que partilhava com um amigo. 

A escolha não poderia ter sido melhor até porque para além do “sofá” ainda tiveram direito a jantar português logo quando chegaram. Depois de muita conversa sobre umas e outras, ficaram a saber que a Rita era fundadora de uma startup que promove o turismo solidário, a Impactrip.

Assim, as duas couchsurfers fizeram um programa de ajuda ao combate de desperdício alimentar, onde passaram momentos muito divertidos com a equipa e puderam ajudar quem realmente mais precisa. Para além disso tiveram sempre o apoio e acompanhamento da hostess Rita em todas as dúvidas, passeios e aventuras, o que fez com que se sentissem realmente em casa. Quanto à Rita, sentiu o mesmo. Sentiu como se tivesse recebido as primas que vivem fora e com quem pôde passar bons momentos. 

E é esta a essência de uma experiência de couchsurfing, os dois lados acham sempre que recebem mais do que dão. Esta é uma verdadeira relação win-win, viajamos como locais e ganhamos experiências únicas e amigos para a vida. Até porque viajar é mesmo isso, sair da nossa zona de conforto.



O que é o couchsurfing?

Antes de se falar do Airbnb, alugar casas de estranhos para passar férias em países diferentes, já havia o couchsurfing. A diferença entre um e outro é que, no último, a moeda de troca é o convívio. Simples, não é? 

O risco envolvido existe sempre, mas na verdade esta pode tornar-se numa experiência muito interessante, até porque nem só os jovens oferecem o seu sofá em troca de companhia ou histórias novas. Há muitas pessoas com idade para serem avós que alinham nesta aventura e recebem “forasteiros” em sua casa. 

Esta ideia pode parecer um pouco louca e até descabida para os mais céticos, mas porque não tentar? Na plataforma online de couchsurfing, cada pessoa que empresta o seu sofá tem um perfil com várias informações, as línguas que fala, habilitações académicas, fotografias e até comentários de outros couchsurfers que já estiveram hospedados em sua casa.

Veja também:

ImpacTrip ImpacTrip

A ImpacTrip é um operador turístico que promove o Turismo Solidário em Portugal. Este é um conceito inovador no nosso País que alia o melhor do turismo local com o voluntariado social e ambiental para criar experiências mais marcantes e envolventes para os viajantes. A nossa missão é combater as desigualdades sociais através do turismo e fazer com que os Portugueses REdescubram Portugal.

Também lhe pode interessar: