Universidade à distância: como funciona e quais as vantagens

Sabia que pode fazer um curso superior sem sair de casa? O e-learning já conquistou o mundo. Saiba como funciona a universidade à distância.

Universidade à distância: como funciona e quais as vantagens
Conheça o e-learning no ensino superior

Não há tempo para frequentar a faculdade? A instituição da sua preferência está, geograficamente, fora do seu alcance? Seja qual for o motivo que o afasta do ensino superior, saiba que existe uma solução ajustada. Em todo o mundo, há cada vez mais pessoas a optar pelo e-learning, e o novo método tem feito sucesso. Conheça aqui mais sobre as vantagens de fazer a universidade à distância e, se esta parece ser uma opção válida para si, aproveite este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Universidade à distância: o que é?

universidade à distância

O e-learning nada mais é do que uma modalidade de ensino à distância que permite ao estudante o acesso a recursos didáticos e à mediação de orientadores especializados neste formato.

Esta forma de a auto-aprendizagem é beneficiada pela utilização de diferentes suportes tecnológicos de informação, que podem ser facilmente veiculados através da internet.

Nos cursos à distância os alunos podem ajustar os próprios horários, definindo uma agenda para estudar – sempre de acordo com a própria disponibilidade. As aulas e exercícios estão disponíveis em plataformas de acesso exclusivo e incluem formatos de vídeo, documentos escritos ou atividades online – como jogos e podcasts, por exemplo.

Um curso à distância exige muito do aluno?

Engana-se quem pensa que fazer uma curso superior à distância é mais simples e resume-se a assistir a vídeo aulas. Todo o material didático, a carga horária e o programa devem ser equivalentes aos que estão determinados para o ensino formal.

Ainda que o horário e o ritmo de estudo sejam ajustados pelo aluno, as instituições fixam datas para as entregas de projetos e trabalhos, garantindo uma continuidade aproximada entre todos os estudantes do curso – isso vai evitar que alunos de um mesmo grupo concluam o curso em alturas muito diferentes.

QUAIS AS VANTAGENS DA UNIVERSIDADE À DISTÂNCIA?

O e-learning está a ganhar espaço em Portugal e isso não é diferente quando o assunto é fazer uma faculdade. Com um número crescente de adeptos, o modelo está a mostrar grandes resultados e é impossível ficar indiferente.

Estudos realizados em todo o mundo já comprovaram que o ensino à distância forma profissionais com a mesma qualidade que é vista na educação formal – ou presencial. Na verdade, há mesmo pesquisas que apontam que os resultados são superiores e isso tem uma explicação simples: o ensino à distância pode ser mais exigente, uma vez que exige uma grande capacidade de organização e gestão do tempo, para além, é claro, de muita determinação e dedicação.

Para entender melhor a questão, basta pensar que nem todos os alunos são capazes de concluir os estudos sem os estímulos dados por um professor, presencialmente.

Veja abaixo algumas das muitas vantagens de fazer a universidade à distância:

  • A modalidade democratiza o acesso à educação superior;
  • Promove a independência e a autonomia dos estudantes;
  • Um mesmo curso pode ser feito por alunos residentes em diferentes partes do mundo;
  • O aluno pode ajustar o seu horário e carga de estudos de acordo com a disponibilidade;
  • Incentiva a educação permanente;
  • Inclui ferramentas de multimédia e recursos tecnológicos e, assim, enriquecem o processo de aprendizagem;
  • O e-learning pode ajudar a reduzir custos.

HÁ DESVANTAGENS NO ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA?

Existe uma desvantagem a apontar: o ensino à distância não promove a interação entre os alunos e grupos. Embora grande parte dos cursos pratique a elaboração de trabalhos entre colegas e que os mesmos sejam corrigidos por um professor, o contacto real, do dia a dia, não existe. Por isso, se estar entre os universitários e viver a experiência da praxe são, por exemplo, alguns dos desejos, um curso superior feito à distância não será a melhor opção.

Por outro lado, para quem fizer um curso numa universidade no estrangeiro e não vai apostar num intercâmbio, ou para quem não tem disponibilidade de horários para as aulas, esta será uma excelente opção.

Universidade à distância: uma opção a ter em conta

Os tempos mudaram, o mundo mudou e, analisando bem os factos, seria impossível não perceber que os jovens estudantes também sofreram transformações importantes. A tecnologia ocupa cada vez mais espaço nas nossas vidas e estamos constantemente inseridos em ambientes acelerados e cheios de estímulos.

Por isso mesmo, é importante debater e conhecer as vantagens de associar a tecnologia à educação superior – e a universidade à distância é um ótimo exemplo de que esta parceria tem tudo para ser um sucesso.

Agora que já sabe mais sobre as suas opções para o curso superior, que tal conhecer ainda mais sobre o ensino universitário à distância? Converse com professores, debata o assunto com quem já viveu a experiência e informe-se junto das universidades que trabalham com este modelo de educação.

Veja também: