AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Universidade Sénior em Portugal: guia essencial

Saiba a quem se destinam, como estão organizadas e quais as principais vantagens em ser aluno numa Universidade Sénior.

Universidade Sénior em Portugal: guia essencial
Como funcionam as Universidades da Terceira Idade (UTIs)

Na última década, particularmente, o movimento de instituições seniores tem assistido a um crescimento impressionante em Portugal. Desde a criação da primeira Universidade Sénior em Lisboa, nos anos 70, à criação da RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade, em 2005, que estas instituições, ainda que tão diversificadas entre si, estão cada vez mais próximas umas das outras e partilham experiências num ambiente dinâmico, estimulante e ativo.
 

Uma comunidade que valoriza o envelhecimento ativo


O que é uma Universidade Sénior?

Uma Universidade Sénior é uma instituição sem fins lucrativos que procura promover o envelhecimento ativo e a aprendizagem num ambiente informal, combater o isolamento da população idosa, evitar a exclusão social e fomentar a intergeracionalidade, através de um conjunto de atividades tão diversas quanto relevantes.



A quem se destinam?

Os alunos devem, de preferência, ter idade igual ou superior a 50 anos para frequentar as aulas e as atividades das Universidades Seniores. Muitos alunos são também professores – e vice-versa – na própria universidade onde estão inscritos. Os professores, maioritariamente voluntários, devem ter idade igual ou superior a 18 anos.

As Universidades Seniores promovem o voluntariado social, através dos seus professores e animadores, que não necessitam obrigatoriamente de um grau académico para orientar uma determinada disciplina, embora uma grande parte tenha concluído estudos na área em que leciona.
 


Como estão organizadas?

Cada Universidade Sénior que integra a RUTIS tem um horário que abrange, mais frequentemente, o período laboral, embora haja instituições com aulas em período pós-laboral. Cabe a cada uma definir o valor das suas propinas ou mensalidades, manter um seguro para os seus professores e alunos e entregar-lhes o respetivo cartão de identificação – com ele é possível usufruir de descontos e outras vantagens.

As disciplinas e os conteúdos programáticos variam de universidade para universidade, assim como a multiplicidade de projetos e atividades, pelo que é sempre útil para os futuros alunos consultar e comparar a oferta de várias instituições na sua área geográfica.
 


Quais são as principais atividades?

As Universidades Seniores organizam, desenvolvem e promovem atividades tão diversas como: aulas, oficinas, concursos, visitas guiadas, exposições, tertúlias, sessões de esclarecimento, teatros, caminhadas, rastreios, sessões de cinema, palestras, colóquios, festas, saraus, entre tantas outras.
 


Que áreas temáticas colocam à disposição dos seus alunos?

As universidades que compõem a RUTIS devem integrar nos seus programas pelo menos três das seguintes áreas: Ciências Sociais e Humanas; Informática; Artes; Mobilidade e Desporto. Ou seja, em muitas instituições, é possível frequentar aulas de línguas estrangeiras, cultura, literatura, psicologia, filosofia, música, teatro, artes decorativas, pintura, cerâmica, ginástica, dança ou natação. A oferta é ampla e pretende ir ao encontro das exigências da comunidade sénior.

Os conteúdos programáticos privilegiam, frequentemente, o património cultural nacional, a mobilidade e o bem-estar dos seniores, o intercâmbio de ideias e a utilização de tecnologias, sempre em regime não-formal e sem fins de certificação.
 


Quais as principais vantagens e descontos que oferecem?

Todos os alunos, professores e dirigentes das Universidades Seniores integradas na RUTIS podem usufruir dos seguintes descontos, mediante a apresentação do respetivo cartão:
  • 15% de desconto em viagens através da CP (Caminhos de Ferro de Portugal);
  • 10% de desconto em visitas ao ZOO Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia (é necessário apresentar igualmente o Cartão de Cidadão);
  • 10% de desconto nos consumíveis alternativos Premium, da empresa MrToner24, assim como o envio gratuito na primeira encomenda;
  • 32% de desconto em cuidados ao domicílio (Plano OldCare Cuidado) e 17% de desconto em produtos de higiene e ajudas técnicas na loja online da OldCare Medical.

Estes cartões têm a validade de três anos letivos e dão ainda acesso às instituições, museus e unidades hoteleiras com quem a RUTIS mantém protocolos e parcerias.

Veja também: