As 10 universidades mais bonitas do mundo

O nosso ranking das 10 universidades mais bonitas do mundo vai deixá-lo de queixo caído. Confira!

As 10 universidades mais bonitas do mundo
As mais belas, históricas e incónicas instituições de ensino superior

Se pensa que já conhece todos os monumentos mais belos e icónicos do mundo, repense. Nem só de emblemáticos símbolos turísticos se constrói as lista das mais atrativas construções do globo. Não acredita? Então prepare-se para conhecer o nosso ranking das 10 universidades mais bonitas do mundo – e surpreenda-se!

As 10 universidades mais bonitas do mundo

Encaramos a difícil tarefa de listar algumas das instituições de ensino superior mais bonitas do planeta. Como decidimos quais ficam no nosso ranking? É simples: estética, tradição e história marcaram pontos para a decisão.

Deixe-se surpreender com alguns dos edifícios mais belos do globo.

1.Stanford, EUA

Stanford é a universidade mais bonita do mundo

Aquela que é uma das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos é, também, a campeã no nosso pódio. Eleita a universidade mais bonita do mundo, Stanford está situada na Califórnia, na região do Pallo Altto. O seu edifício histórico foi construído em 1892 e acabou por se firmar como uma das mais emblemáticas construções do país – e do mundo – para além de ser vista como uma das maiores referências de ensino no mundo.

A universidade que encabeça a nossa lista das mais belas do globo oferece cursos tradicionais de formação universitária, mestrados e doutoramentos, para além de apostar nas especializações na área dos negócios – famosas em todo o mundo.

Estudar em Stanford pode, também, ser sinónimo de frequentar um dos muitos cursos de verão que a instituição promova anualmente. Já imaginou passar uma temporada na Califórnia e sair com um diploma reconhecido em qualquer parte do planeta?

2. Sidney, Austrália

universidade de sidney

A primeira universidade australiana, fundada em 1850, leva a medalha de prata no nosso ranking. Com mais de 42 mil alunos inscritos e 2 mil professores a lecionar, a imponente construção da instituição está localizada estrategicamente para oferecer as mais belas vistas da capital.

É de salientar que os jardins da universidade são uma atração à parte, misturando-se com a área construída. Um detalhe incrível é que não há barreiras ou limites físicos, ou seja, podemos visitar à vontade. É ou não é um verdadeiro monumento turístico?

3. Otago, Nova Zelândia

universidade-de-otago

Construída em Dunedin, na Nova Zelândia, esta é a universidade mais antiga do país, com a sua construção datada de 1869. O enorme edifício histórico está emoldurado por belas árvores e afirma-se como a atração mais bela da cidade neozelandesa. Os anos passam e a universidade de Otago mantém o prestígio – e a beleza – contando anualmente com uma média de 20 mil alunos inscritos.

4. Yale, EUA

yale

Construída em Connecticut, nos EUA, a Universidade de Yale foi fundada em 1701, mas com um nome diferente: Collegiate School. A nossa quarta universidade mais bonita do mundo é a terceira instituição do tipo mais antiga no país.

Yale é reconhecida por ter formado grandes nomes – especialistas que ganharam vários Prémios Nobel, juízes da corte máxima norte-americana e, até alguns presidentes do país – como Bill Clinton e George Bush.

Os prédios de Yale abrigam mais de uma dúzia de bibliotecas e acervo total de 11 milhões de livros. Incrível? Apostamos que já se imagina a ler um volume, enquanto bebe um café e aprecia uma das mais belas vistas do mundo. Acertamos?

5. Cambridge, Reino Unido

cambridge

Construída na cidade britânica de mesmo nome, a Universidade de Cambridge é uma das mais importantes e tradicionais instituições do Reino Unido – para além de ser a mais cara de todo o mundo. Fundada em 1209, a construção emblemática reúne vários prédios. É no edifício principal que está exposto um dos mais icónicos símbolos da arquitetura inglesa – a King’s College Chapel, uma capela toda projetada em estilo gótico. Sim, se pensou em exuberância, pensou bem, pois há de sobra.

6. Oxford, Reino Unido

oxford

A Universidade de Oxford está situada na cidade inglesa que leva o mesmo nome e é a mais antiga do país, tendo sido fundada em 998 – consegue acreditar? As atividades académicas só arrancaram em 1096, mas, diante de tantos anos, parece fazer pouca diferença – certo?

É a sua enorme tradição e os muitos séculos de história que fazem da Universidade de Oxford uma das mais importantes do país e do mundo – o que explica a rivalidade conhecida e acirrada com a Universidade de Cambridge.

A imponente construção de arquitetura clássica sedia 39 faculdades, incontáveis bibliotecas e alguns dos mais belos e bem cuidados jardins que pode visitar. Oxford é, de facto, um convite ao deleite e um encanto à parte para os turistas.

7. Heidelberg, Alemanha

Heidelberg

Fundada em 1386, está é uma das mais imponentes e importantes instituições da Alemanha. Foi batizada com o nome da sua cidade e é um dos locais que mais atrai turistas de todo o mundo. Todos os anos, uma média de 30 mil estudantes usufrui das belas e históricas instalações, contribuindo, também, para  a efervescência cultural que é uma constante ao seu redor.

8. Coimbra, Portugal

universidade de coimbra
A nossa representante nacional no ranking das 10 universidades mais bonitas do mundo é a emblemática Universidade de Coimbra – que, para além de encher os nossos olhos, faz as delícias de milhares de turistas. A instituição de ensino superior dispensa apresentações, mas é sempre bom relembrar que a sua construção data de 1308 – sim, leu bem. Dividida em oito faculdades que são fisicamente separadas por diversos campos de conhecimento, a Universidade de Coimbra é um deslumbre para todos.

Sabia que, depois de passar por diversas remodelações, a sua arquitetura atual remonta ao século XVIII? Aceite o convite e vá visitar uma das mais belas construções que levam o selo nacional.

9. Universidade Nacional Autónoma do México, México

universidade autonoma do mexico

A incrível Universidade Autónoma do México, fundada em 1551 na capital do país, tem um campus que é património mundial da Unesco. O atual grupo de prédios que desenha a arquitetura do Campus Central foi criado em 1949 e, por ser tão recente, é um exemplar único e importante da edificação moderna do país – e, como não poderia deixar de ser,  um símbolo de integração urbana.

As diversas construções fazem referência às tradições locais – como o passado pré-hispânico que conta a história do México.

10. Bolonha

bolonha

A universidade de Bolonha é uma das mais conceituadas e visitadas de todo o mundo. Construída na bela cidade italiana que leva o mesmo nome, a instituição é considerada como a mais antiga do Ocidente por inúmeros estudiosos do assunto, que datam a sua construção do ano de 1088.

A Universidade de Bolonha é uma enorme referência no ensino de Direito, mas o seu nome ecoa, também, nas mais diversas áreas de estudo. A paisagem da universidade é um convite à observação. Experimente fazer uma visita e sentar-se na praça Maggiore, observando como o fluxo de professores e alunos mistura-se e confunde-se com o da própria cidade.

Gostou da nossa lista com as 10 universidades mais bonitas do mundo? Está na altura de planear a próxima viagem, porque apostamos que já ficou com vontade de fazer as malas.

Veja também: