Conheça as 7 universidades mais caras do mundo

Fazer um curso superior em Portugal é sinónimo de gastar muito dinheiro, mas será que alguma das universidades mais caras do mundo é portuguesa?

Conheça as 7 universidades mais caras do mundo
Já imaginou gastar mais de 300 mil euros em propinas?

Frequentar o ensino superior em Portugal significa, de facto, investir muito dinheiro. O valor médio das propinas no país é considerado um dos mais altos de toda a Europa. Mas, acredite: quando comparadas com algumas instituições estrangeiras, as universidades portuguesas até são económicas. Conheça neste artigo as universidades mais caras do mundo – uma delas está bem perto, na Europa.

Quando o assunto é formação académica, é difícil falar-se em “gastos” porque, na verdade, estudar é um investimento no futuro. E o investimento monetário, regra geral, pode ser muito alto. Prova disso são as universidades que compõem a nossa lista e apresentam propinas que podem ultrapassar algumas centenas de milhares de euros.

Em Portugal, o valor médio é de mais de 1000 euros anuais, de acordo com o mais recente relatório Eurydice. O valor coloca Portugal entre os mais caros da Europa no que diz respeito ao acesso ao ensino superior. Ainda assim, nenhuma universidade portuguesa consegue superar o valor cobrado aos alunos de algumas das mais prestigiadas instituições do mundo.

A maior parte delas está localizada nos EUA, mas fique já a saber: de acordo com o Business Insider, a universidade mais cara do mundo é europeia.

Estas são as 7 universidades mais caras do mundo

1. The University of Cambridge

cambridge

No topo da lista das universidades mais caras do mundo está Cambridge, a famosa instituição do Reino Unido. Consegue imaginar quanto custa frequentar um curso nessa prestigiada escola? Um estudante que queira frequentar um doutoramento em gestão vai ter que desembolsar algo como 318 mil euros. Sim, leu bem. Parece incrível, mas pode acreditar.

2. Bard College

bard college

A segunda universidade mais cara do mundo está localizada, tal como a maioria da lista, nos EUA. No Bard College, um dos maiores conservatórios de música a nível mundial, frequentar um curso significa investir 243 mil euros.

3. Tufts University of Medicine

tufts-university

Também nos EUA, a Tufts é a universidade de medicina mais cara do mundo. Para ser um médico licenciado nesta instituição de Boston, o estudante vai ter de pagar cerca de 228 mil euros.

4. Columbia University College of Physicians and Surgeons

columbia_university

Esta é a quarta universidade mais cara do mundo e a segunda mais dispendiosa quando o ranking incide sobre as instituições que lecionam cursos de medicina. Para ser médico com diploma da Columbia, o estudante vai investir, em quatro anos, 221 mil euros.

5. Harvey Mudd College

harvey

Esta universidade norte-americana, com foco na área científica, recebe 200 mil euros por cada estudante inscrito durante os quatro anos de duração do curso superior.

6. Sarah Lawrance College

sarah-lawrence

Engana-se quem pensa que, por estar quase a fechar a nossa lista, esta universidade norte-americana é mais acessível. Na verdade, estudar na universidade Sarah Lawrance College é também sinónimo de investir muito dinheiro – mas, sim, já conseguimos baixar um pouco a fasquia. Quatro anos de estudos representam um investimento de 195 mil euros.

7. Wharton School

wharton-school

Na área dos negócios, esta gigante norte-americana é uma das mais prestigiadas – e caras – do mundo. Para fazer um MBA na Wharton School, o estudante tem de desembolsar cerca de 185 mil euros.

Veja também: