Publicidade:

5 razões por que não deve usar sempre o mesmo champô

Usar sempre o mesmo champô pode prejudicar a saúde do seu cabelo e couro cabeludo. Descubra tudo sobre o assunto aqui e não volte a repetir os mesmos erros.

5 razões por que não deve usar sempre o mesmo champô
Dicas para ter sempre um cabelo bonito e saudável

As 5 razões por que não deve usar sempre o mesmo champô vão ajudá-lo a tomar decisões informadas, baseadas em dados reais e não apenas em crenças ou ditados populares. O que mais importa é manter a saúde do seu cabelo, ou devolver-lhe características que, por vários motivos, pode ter perdido com o tempo. Vamos descobrir tudo sobre o assunto?

Usar sempre o mesmo champô faz mal para o cabelo?


lavar_cabelo

Não é recomendado usar o mesmo champô por um período de tempo prolongado. Se realmente já sentiu que o seu champô não está a provocar os mesmo resultados no seu cabelo, talvez esteja na hora de perceber quais as verdadeiras razões pelas quais deveria mudar de champô. Veja 5 razões para mudar de champô de tempos em tempos:

1. A ciência já mostra

A ciência já comprovou, com diversos estudos e em várias áreas, que o uso continuado de um mesmo produto pode causar a perda da sua eficácia. O mesmo se aplica ao seu champô. Se usa há muito tempo o mesmo e começa a achar que a sua eficácia já não é a mesma, está na altura para mudar para outro champô com as características adequadas ao seu cabelo e couro cabeludo.

2. Uso do gel, laca ou espuma

Se usa produtos para estilizar o cabelo, como gel, laca ou espumas, é bastante provável que eles deixem resíduos no seu cabelo. Para que a lavagem seja mais eficaz, pode provavelmente apenas aumentar a quantidade de champô que usa, mas em alguns casos é importante encontrar um champô mais eficaz para remover os resíduos deixados por esses produtos no seu cabelo. Também os cabelos com coloração pedem cuidados especiais – conheça aqui os melhores champôs para cabelos pintados.

3. As hormonas

Determinadas alturas da nossa vida provocam alterações hormonais que podem influenciar as características do nosso cabelo. Na adolescência, por exemplo, o cabelo pode tornar-se mais oleoso, ou na gravidez tornar-se mais fraco. É importante mudarmos de champô de acordo com as necessidades que ele vai apresentado e isso pode depender destas alterações hormonais.

4. O envelhecimento

Com o tempo, os fios do nosso cabelo vão tornando-se mais finos e frágeis – essa é uma evolução normal. Quando começar a sentir essas alterações, é importante que mude para um champô que fortifique o seu cabelo para que os sinais do tempo sejam menos perceptíveis.

5. O clima

O clima pode influenciar as características do seu cabelo. Em temperaturas muito frias ou em temperaturas demasiado quentes, os fios de cabelo e o próprio couro cabeludo pode alterar-se. Para que o seu cabelo se torne mais resistente às temperaturas e ao clima – especialmente para quem mora em regiões com alterações drásticas no clima – é necessário encontrar o champô certo para cada estação do ano.

Assim, com base nestas informações, entenderá que vários fatores podem influenciar as características do seu cabelo e que isso exige que os cuidados com os fios sejam diferentes, dependendo dessas particularidades e alterações. Escolha sempre o champô que mais se adequa às suas necessidades do momento, sabendo que nem sempre precisa de gastar muito dinheiro.

Veja também: