Usos alternativos para 8 coisas que tem na despensa

Remover gorduras com amido de milho ou eliminar ferrugem com chá? Sim, algumas das coisas que tem na despensa servem para isto e muito mais.

Usos alternativos para 8 coisas que tem na despensa
Os produtos do dia-a-dia servem para mais do que possa pensar

Será que conhece todos os usos para as coisas que tem na despensa Provavelmente não. Pode até saber que alguns dos produtos e alimentos mais comuns podem funcionar como produtos de limpeza, como é o caso do vinagre, do limão ou do bicarbonato de sódio, mas há outros.

Aliás, as prateleiras da sua despensa estão repletas de produtos e alimentos que podem dar uma “mãozinha” para deixar tudo a brilhar em casa. Ora veja.

Usos pouco comuns para 8 coisas que tem na despensa

1. Dê brilho a peças de cobre, bronze e jóias com ketchup

ketchup

Pensava que o ketchup só servia para dar sabor a alguns pratos? Pois bem, não serve. Se tem peças decorativas em cobre ou bronze com manchas, pode eliminá-las com ketchup. E o mesmo se aplica a jóias. No caso de itens de pequenas dimensões pode cobri-los com ketchup, deixar atuar e enxaguar. No caso de peças maiores, o melhor é usar uma escova de dentes para aplicar e, depois, enxague com água. Vai ver que fica tudo a brilhar.

2. Alho para curar maleitas, limpar a pele ou repelir mosquitos

Outro bom exemplo daquelas coisas que tem na despensa com múltiplas utilizações. O alho não só serve para temperar os seus pratos, como pode ser usado como um medicamento natural. Esta é, de resto, uma utilização bem conhecida do alho. Serve por exemplo, para tratar constipações, cortes e feridas ou infecções de ouvidos.

Mas há mais. O alho também pode ser usado para limpar a pele, como tónico capilar para favorecer o crescimento do cabelo ou – graças ao seu odor intenso – como repelente de mosquitos.

3. Remova manchas de ferrugem com chá preto

chá

Há chás para todos os gostos e palatos. Diferente sabores, benefícios e propriedades benéficos para a saúde e bem-estar dos consumidores. Entre a vasta oferta possível, está chá preto, que é, certamente, uma das coisas que tem na despensa, mas para a qual não conhece todas as utilizações possíveis.

É que além de ser ótimo para acompanhar o lanche ou para começar o dia, o chá preto também pode ser usado como produto de limpeza, mais concretamente para limpar ferrugem. Basta preparar o chá preto e embeber os itens enferrujados na bebida, deixando repousar durante algumas horas. Ao fim desse tempo, é só limpar com facilidade e remover toda a ferrugem.

4. Limpe panelas e tachos de ferro fundido com sal

As panelas e tachos de ferro fundido fazem parte das cozinhas de mães e avós. Ótimas para cozinhar, mas podem ser difíceis de limpar. Ou nem tanto se usar sal grosso e papel de cozinha. Basta colocar sal, esfregar com a ajuda do papel e no fim lavar. Carregue no play neste vídeo do site Food 52 e veja como é simples.

5. Elimine manchas de gordura com amido de milho

O amido de milho (mais conhecido por Maizena) basta pode dar uma ajuda para dizer “adeus” às indesejadas manchas de gordura. Basta cobrir a nódoa com uma boa camada de amido de milho e deixar repousar durante cerca de uma hora, antes de limpar com uma esponja molhada. Se necessário pode aplicar depois detergente.

6. Remova manchas de erva/relva com açúcar

Serve para adoçar os alimentos e não só. Também pode servir para deixar a sua roupa mais limpa, principalmente se nela tiver manchas de erva ou relva. Só precisa de esfregar com um pouco de açúcar antes de lavar. Veja como no vídeo do site LifeHacker.

7. Manteiga de amendoim para remover pastilha elástica dos sapatos

Está a conquistar cada vez mais adeptos por cá, pelas suas propriedades, benefícios e sabor. E se for uma das coisas que tem na sua despensa, saiba que além de se deliciar com ela, também pode usar a manteiga de amendoim para remover as desagradáveis pastilhas elásticas que se colam nos seus sapatos.

Basta aplicar uma camada de manteiga de amendoim na pastilha, deixar repousar durante cinco a dez minutos e depois esfregar com uma escova e lavar.

8. Leite para limpar e polir couro

milk

Mais uma das coisas que tem na despensa ou no frigorífico e que pode dar ser usado para mais do que a sua alimentação. Sim, porque se tiver uma mancha numa peça de roupa, acessório ou peça de mobiliário de couro pode usar leite para a remover. Basta embeber um pano de limpeza em leite e limpar a área suja, em movimentos circulares até remover a mancha. Depois, é só limpar com água.

Veja também: