8 inteligentes usos não alimentares para o congelador

Sabia que pode usar o seu congelador para muito mais que preservar alimentos e fazer gelo? Aprenda aqui como tirar mais partido deste eletrodoméstico.

8 inteligentes usos não alimentares para o congelador
Siga as nossas sugestões

Preparar refeições para mais tarde, preservar uma série de alimentos, fazer gelo para as bebidas refrescantes de Verão… O congelador é uma das melhores invenções do século passado e já não passávamos sem ele.

Sabe que pode tirar ainda mais partido deste eletrodoméstico para alguns usos completamente não alimentares? Aplicações de grande utilidade noutros tipos de tarefas domésticas, que não envolvem comida. Tome nota.

Usos não alimentares para o congelador

1. Para preservar velas

velas

Quando compra velas novas cujo objetivo final é realmente acender, saiba que para que elas durem mais tempo, pode mantê-las no congelador durante um dia. Arrefecer muito a cera vai fazer com que derreta mais devagar.

2. Para retirar maus odores/”lavar” jeans

ganga

Quando compra calças de ganga é normal que tenham aquele odor “a novo” que por vezes pode não ser muito agradável. Lavar a ganga na máquina também implica transferência de cor e descoloração. Para manter o tecido num estado mais puro e original pode usar o congelador. Coloque as calças ou casaco de ganga num saco de pano e deixe no congelador durante a noite. O frio extremo vai matar as bactérias que estão a causa o mau odor.

3. Desinfectar madeira

madeira

O mesmo se aplica à madeira. Usar o frio para retirar maus odores de novas peças de decoração, utensílios de cozinha, ou velharias é uma prática muito útil. Também ajuda a eliminar o caruncho.

4. Desenrolar película aderente

plastico

Desenrolar a teimosa película aderente pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Coloque o rolo no congelador apenas durante alguns minutos, para o frio ajudar a libertar o que está emaranhado.

5. Preservar sementes antes de plantar

sementes

Seque bem as sementes e coloque-as a congelar sem qualquer vestígio de água, de um ano para o outro. Deixe descongelar completamente antes de plantar.

6. Fortalecer collants e meias de vidro

meias

Ao colocar as frágeis meias de vidro no congelador durante umas horas, está a prevenir que se rasguem com facilidade, como é normal neste tipo de vestuário. O frio vai fortalecer as fibras. Antes de usar pela primeira vez, molhe os collants ou meias e coloque-os dentro de sacos a congelar. Horas mais tarde retire e deixe descongelar à temperatura ambiente e secar. Vão durar muitas mais utilizações sem “foguetes”.

7. Retirar pastilhas elásticas de sapatos/roupa

gum

As temperaturas baixas e a humidade permitem com que as pastilhas elásticas se despeguem completamente, sem deixar restos, na roupa ou em calçado. Pode também tentar fazer o mesmo com fotografias agarradas ao vidro, mas mantenha-se mais atento, neste caso.

8. Eliminar borbotos

roupa

Guarde camisolas de malha que ganharam borbotos, com a utilização, em sacos de plástico. Coloque o saco durante a noite no congelador e depois lave a camisola (ou outra peça) normalmente. A peça vai parecer nova.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.