14 utilizações originais para o óleo de amêndoas doces

São conhecidas as propriedades hidratantes e nutritivas do óleo de amêndoas doces no que toca à pele e cabelo. Descubra aqui 14 outros usos bem mais originais.

14 utilizações originais para o óleo de amêndoas doces
Sugestões relativas à beleza, sexo, lar e até animais de estimação.

O óleo de amêndoas doces é um daqueles ingredientes que qualquer mãe ou avó incluem nos seus conselhos de beleza. Porquê? Porque as suas propriedades altamente hidratantes e nutritivas são louvadas desde tempos imemoriais, no que toca a tratamentos estéticos envolvendo a pele e cabelo. Além disso, o seu valor bastante acessível transforma-o numa alternativa altamente sedutora, saudável e económica quando se trata de beleza e bem-estar.

Mas será que o óleo de amêndoas doces só pode mesmo ser utilizado em cremes, sabonetes e outros produtos e preparados relativos ao universo da estética? Não, não mesmo. Se pensava assim, deixe-se surpreender com a pequena lista que lhe apresentamos de seguida, ao longo da qual vai descobrir 14 utilizações alternativas originais para tão rico ingrediente.
 

Óleo de amêndoas doces: 14 utilizações originais

 

No mundo da beleza


1. Alonga as pestanas
Deseja um olhar bem intenso e pestanudo? Então, saiba que o óleo de amêndoas doces ajuda não só a hidratar, mas também a potenciar o crescimento das pestanas. Como fazer? Bem, com um pincel de rímel passe um pouco de óleo nas pestanas todos os dias, antes de dormir.

2. Acalma a pele após a depilação
Este é o ingrediente perfeito para passar na pele após a ter sujeito a uma atividade tão agressiva como é a depilação. Tudo porque este produto natural, além da alta presença de vitaminas e proteínas, contém propriedades anti-inflamatórias essenciais a uma pele recém depilada. 

3. Combate a caspa
Este produto é uma excelente opção natural para quem pretende combater a caspa, uma vez que não só remove as células mortas do couro cabeludo como, ao penetrar nos poros, assegura a absorção de todos os seus nutrientes. Para potenciar os resultados, aplique o óleo de amêndoas doces no cabelo antes de se deitar, garantindo que este atua durante a noite. Atenção: antes de aceitar esta sugestão, consulte um dermatologista.

4. Funciona como desmaquilhante
Este óleo é uma excelente alternativa aos tradicionais desmaquilhantes, dada a sua suavidade, propriedades hidratantes e ao facto de não causar irritação nos olhos. Para tal, basta colocar algumas gotas num disco de algodão e proceder à limpeza facial.

5. Hidrata a barba
Esta é óbvia, não é? Se é bom para o cabelo, também serve para os pelos faciais. Assim, se gosta de usar uma bela barba, já sabe: hidrate o adorno capilar com um pouco do óleo milagroso. No entanto, se prefere uma face sem pelos, também não há problema: espalhe um pouco de óleo de amêndoas doces no rosto e assegure uma pele macia e sem sensação de ardência após o barbear.

6. Fortalece as unhas
Sim, além de assegurarem umas mãos bem bonitas e macias, as vitaminas E, B1, B2 e B6O deste óleo também potenciam o crescimento das suas unhas, ajudando a fortalecê-las e evitando que se quebrem tão facilmente.

7. Combate os pés gretados
Todos sabemos como é importante manter os pés saudáveis, hidratados e sem gretas, sobretudo numa altura em que o verão se aproxima a passos largos. No entanto, tal tarefa não é nada fácil, mesmo quando se recorre a cremes de referência. Não desespere: a solução pode mesmo passar por aplicar óleo de amêndoas doces após o banho, permitindo depois que este seja totalmente absorvido pela sua pele. Sugestão: calce uma meias de algodão até o processo estar concluído.

8. Minimiza irritações na pele
Além da sua inquestionável função hidratante, os vários tipos de vitaminas e proteína presentes no óleo de amêndoas doces asseguram que a sua aplicação sobre a pele ajude a reduzir inchaços, comichão, vermelhidão, irritações dermáticas e erupções cutâneas. Atenção: antes de aceitar esta sugestão, consulte um dermatologista.

9. Funciona como exfoliante corporal
O óleo de amêndoas doces pode também ser usado como exfoliante corporal, em conjunto com sal marinho. Como? Bem, comece por aplicar o óleo no corpo para humedecer a pele; depois efetue uma massagem com o sal marinho, centrando-se nas zonas mais secas, como joelhos e cotovelos; retire o exfoliante com uma chuveirada de água quente e, por fim, passe o corpo por água fria, para tonificar.

10. É excelente para massagens
Dado o seu efeito hidratante e as suas propriedades anti-inflamatórias, este óleo é muito utilizado em massagens. Quando as fizer, aplique uma boa porção no local a ser trabalhado e deixe-se envolver pela incomparável sensação de suavidade.

Também pode gostar de: Receitas de produtos de beleza naturais



No mundo do sexo


11. Atua como lubrificante
O óleo de amêndoas doces é um excelente lubrificante, com a vantagem de ser 100% orgânico. Como bónus, este ingrediente aumenta ainda, de forma exponencial, a sua sensibilidade na zona genital.

 

No mundo do lar


12. Protege e repara o couro
Evite o aparecimento de ranhuras nas peças de couro (ex.: sapatos, carteiras, casacos, etc.), aplicando-lhes óleo de amêndoas doces – faça-o com um pano macio, que deverá esfregar cuidadosamente, retirando depois o excesso de óleo e deixando o couro secar por si só. Atenção: este processo também serve para eliminar/dissimular ranhuras inferiores a 5 mm no mesmo material.

13. Ajuda a polir móveis de madeira
Este óleo é tão eficaz como qualquer produto desenvolvido especificamente para o efeito. Eis os passos a seguir: passe um pano macio e húmido sobre a superfície do móvel a tratar e espere até que seque; coloque depois uma porção de óleo de amêndoas doces e passe um pano seco, polindo a peça de mobiliário; aguarde até secar e... voilá!

 

No mundo dos animais de estimação


14. Limpar as orelhas do seu cão
Aqueça um pouco de óleo de amêndoas doces em banho-maria; levante a orelha do seu cão, até que seja possível ver o canal auditivo; aplique ½ de colher de chá de óleo e deixe escorrer, tendo especial cuidado para que não entre no canal; depois massaje cuidadosamente a região e utilize um pano macio ou algodão para retirar o excesso. Atenção: em caso de inflamação, visite um veterinário e não leve a cabo este procedimento.

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões alternativas para o óleo de amêndoas doces e que considere pô-las em prática, testando a sua eficácia. Não se esqueça depois de nos confirmar se todas resultaram a 100%. Divirta-se e boa sorte!
 

À procura de mais artigos sobre Lifestyle? Subscreva a nossa Newsletter!


Veja também: