7 cuidados a ter ao utilizar wi-fi público

Conheça os perigos de utilizar wi-fi público e saiba como prevenir-se dos riscos para a sua segurança e privacidade.

7 cuidados a ter ao utilizar wi-fi público
As redes de wi-fi públicas podem esconder diversos perigos

É muito conveniente encontrar internet em qualquer lado, principalmente quando precisamos de uma informação urgente ou, simplesmente, de passar o tempo e só temos o nosso smartphone à mão. Essa conveniência, porém, pode ter algumas consequências indesejáveis para quem desconhece os perigos de utilizar wi-fi público.

Possíveis perigos de utilizar wi-fi público

A segurança ao utilizar wi-fi público não é a mesma que ao utilizar uma rede privada ou dados móveis. Atualmente, existem vários tutoriais na Internet (com muitas visualizações) que ensinam hackers a usar redes de wi-fi públicas para aceder a dispositivos, contas online, documentos e informações pessoais.

O método mais utilizado é a interceção do tráfego destinado ao utilizador, mas há outros. Por exemplo, piratas informáticos próximos de estabelecimentos como cafés ou hotéis, podem criar uma rede com sinal mais forte e com o mesmo nome da rede do estabelecimento, levando o utilizador a aceder a uma rede falsa.

Um estudo internacional realizado pela empresa de segurança informática Kaspersky em conjunto com a Interpol, revelou que os hackers atacam cada vez mais “smartphones” à procura de informações bancárias. Os piratas informáticos utilizam apps maliciosas ou criam redes wi-fi que exigem o pagamento de uma determinada quantia, remetendo o utilizador para sites que pedem informações bancárias, que podem ser posteriormente utilizadas para roubar dinheiro às vítimas.

7 cuidados a ter ao utilizar wi-fi público

As redes de wi-fi para acesso gratuito são realmente úteis em diversas situações e não é necessário deixar de utilizá-las. É necessário, isso sim, precaver-se contra os riscos existentes, adotando algumas medidas:

1. Não utilize redes de wi-fi públicas para fazer compras online;

2. Não utilize homebanking (acesso online a contas bancárias) quando ligado a uma rede wi-fi pública;

3. Utilize autenticação de dois fatores para fazer login nas suas contas pessoais, ao utilizar wi-fi público;

4. Visite apenas sites que começam com “https“, isto é, sites de ligação segura com certificado SSL, que encriptam toda a informação e protegem os dados dos utilizadores;

5. Desligue a opção de ligação automática a redes wi-fi, para que o seu dispositivo não se conecte a redes wi-fi automaticamente;

6. Instale programas de segurança e ative uma firewall;

7. Utilize dados móveis sempre que possível.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.